Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Moçambique: Gastos com defesa e segurança sobem 42% em 2024

    A proposta do próximo Orçamento do Estado prevê 288,3 milhões de euros para o setor da segurança e defesa. O setor da saúde vai sofrer cortes, no próximo ano.

    Segundo os documentos de suporte à proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2024, em discussão no Parlamento, a componente de Defesa está orçada em mais de 20.165 milhões de meticais (288,3 milhões de euros), equivalente a 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado, contra 13.315 milhões de meticais (190,4 milhões de euros) este ano, noticia a agência de notícias Lusa.

    Já a componente de Segurança e Ordem Pública sobe de 34.556 milhões de meticais (493,8 milhões de euros) em 2023 para 47.802 milhões de meticais (683,5 milhões de euros), 8,8% do PIB, na proposta orçamental para o próximo ano.

    “O Governo continuará a mobilizar financiamento adicional, em meios materiais e financeiros, para cimentar a posição das Forças de Defesa e Segurança no Teatro Operacional Norte e garantir a retoma da atividade económica e da livre circulação de pessoas e bens”, justifica o Governo, no documento.

    Saúde vai ter cortes

    Ainda assim, este incremento com defesa e segurança no próximo ano não ultrapassa o total gasto em 2022, de quase 77.292 milhões de meticais (1.104 milhões de euros), equivalente a 18% do PIB.

    Em contrapartida, a proposta orçamental para 2024 corta 16% na área da saúde, que passa a ter uma dotação de 30.113 milhões de meticais (430,6 milhões de euros), equivalente a 5,5% do PIB.

    Em setembro, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, reconheceu que o terrorismo, que há seis anos afeta a província de Cabo Delgado, é uma “grave e nova ameaça à paz”.

    “A brutalidade com que os terroristas operam deixou claro que não se trata de um conflito religioso, mas de um fenómeno impulsionado por fatores como branqueamento de capitais, narcotráfico, delapidação de recursos minerais, entre outros tipos de crime”, afirmou o Presidente.

    Por LUSA

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema