Segunda-feira, Julho 15, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    Moçambique: Eni e parceiros pretendem aumentar o investimento em gás natural liquefeito

    A italiana Eni SpA espera chegar a uma decisão final de investimento no seu segundo projeto flutuante de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique até o final de junho do próximo ano, disseram duas fontes diretamente envolvidas no projeto.

    O primeiro projecto de gás natural liquefeito – denominado Coral Sul – tornou Moçambique num produtor e exportador global de GNL a partir de Novembro e o novo projecto reforçaria ainda mais a produção de Moçambique.

    Isto também poderia aumentar a produção de gás da Eni em África, que pode transferir para a Europa, ajudando a diversificar o abastecimento de gás na Europa nos próximos anos.

    “Trabalho concluído? Ainda não. Está 90% concluído e pretendemos ter a FID (decisão final de investimento) durante o primeiro semestre de 2024”, disse uma das fontes, acrescentando que o navio flutuante de GNL começaria a produzir e exportar dentro de quatro anos.

    A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, viajará para Moçambique e para a República Democrática do Congo no final desta semana para fortalecer os laços entre a Itália e os países onde a Eni está a desenvolver empreendimentos de GNL, disse uma fonte do governo italiano, acrescentando que não se espera que assinem quaisquer novos negócios de energia.

    A Eni é a operadora da Coral Sul, da qual mais de dois terços são propriedade conjunta da Eni, da Exxon Mobil (XOM.N) e da chinesa CNPC. A empresa energética portuguesa Galp, a Korean Gas Corp. e a petrolífera estatal moçambicana ENH são os parceiros minoritários com 10% cada.

    Estima-se que o campo de gás localizado na bacia offshore do Rovuma, em Moçambique, denominado campo Coral, contenha 500 mil milhões de metros cúbicos de gás natural.

    A Coral Sul está actualmente a produzir 3,5 milhões de toneladas de GNL e o novo navio de GNL poderá duplicar a produção. Os parceiros da joint venture podem levar algum tempo para chegar a um acordo sobre o investimento, mas a maior parte está pronta para começar.

    Publicidade

    spot_img
    FonteReuters

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema