Sábado, Setembro 7, 2024
21.9 C
Lisboa
More

    Missão de paz na Somália sofreu baixas em combate

    Apesar das perdas o moral das Forças Armadas no terreno continua muito satisfatório

    O contingente do Burundi da Missão Africana de Manutenção da Paz na Somália (AMISOM) sofreu dez baixas em combate e 16 militares ficaram feridos em confrontos esta semana contra os insurrectos islamitas de El Shebaab em Mogadíscio, a capital somali, anunciou um porta-voz do Exército.
    O balanço provisório anunciado, na véspera, indicava que seis soldados da AMISOM foram mortos e 18 outros feridos, mas foram registadas quatro novas mortes, afirmou sábado em entrevista à PANA o porta-voz da Força de Defesa Nacional e Antigos Combatentes do Burundi, coronel Gaspard Baratuza.
    O Exércitodo Burundi intervém na Somália no quadro da AMISOM desde 2007 com um efectivo de quatro batalhões que já perderam 30 soldados. Apesar das novas perdas, o porta-voz da Força de Defesa Nacional e Antigos Combatentes afirmou que o moral das tropas continua “muito bom” e os êxitos militares são “consideráveis”.
    As tropas do Burundi e do Uganda apoiam o Exército governamental somali e já reconquistaram aos insurrectos islamitas mais de 95 por cento de Mogadíscio.
    Um novo batalhão de soldados do Burundi recebeu, na quinta-feira passada, certificados de fim de formação em manutenção da paz com a ajuda de especialistas militares franceses e devem reforçar a AMISOM em breve.
    Os vários governos envolvidos na contenção das investidas dos rebeldes na Somália mantêm-se prontos para continuarem o compromisso com as Nações Unidas (ONU) e União Africana (UA).
    Nos últimos tempos os países prometeram reforçar os seus efectivos e enviar mais material necessário aquele país do Corno de África para aguentar a missão até que tudo fique superado e encaminhado.

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Foto: AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Incêndio em escola do Quênia mata 17 crianças

    Ao menos 17 crianças morreram em um incêndio que destruiu o dormitório de uma escola na região central do...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema