A mulher mais bela da província de Luanda é conhecida hoje, durante a realização do concurso Miss Luanda/2012, no Clube das Palmeiras, no qual vão participar 27 candidatas à coroação.
As concorrentes seleccionadas representam os sete municípios e distritos de Luanda, explicou a presidente do Comité Miss Luanda, Cavisita Lemos, que abordou outros aspectos do concurso deste ano. “Com a eleição de Leila Lopes como Miss Universo, os critérios de preparação mudaram.
Damos uma melhor formação às concorrentes para estarem mais próximo do nível físico e intelectual da Miss Universo e saberem enfrentar condignamente os próximos desafios”, adiantou.
Por essa razão, a organização resolveu preparar as candidatas em questões relacionadas com o quotidiano e com a auto-defesa, relativamente aos assédios, à preparação para o mercado de trabalho e à própria vida como mulheres na sociedade. Durante a preparação, as concorrentes foram informadas sobre o trabalho do Executivo para as questões de política juvenil.
As candidatas a Miss Luanda assistiram a palestras que abordaram temas como o microcrédito, saúde pública, fomento da habitação, fundo de pensões, etiqueta e boas maneiras.
“Elas tiveram, ainda, aconselhamento espiritual, feito por igrejas, trabalho que contou com uma psicóloga, que tratou de aspectos comportamentais”, acentuou Cavisita Lemos, para quem a preparação das candidatas foi positiva, porque elas demonstraram crescimento e maturidade. Além da beleza, acentuou, as candidatas precisam de mais requisitos, que dão continuidade à preservação da beleza. O Jornal de Angola acompanhou o período de preparação das concorrentes, e conversou com algumas delas. Além da beleza, demonstraram ser inteligentes e auto-confiantes. A candidata número cinco, Pesalina Leornado, é do município do Cazenga. Estudante do curso superior de Economia e de 19 anos, sempre sonhou participar num concurso de beleza.
Embora reconheça haver muita concorrência entre as candidatas, “porque todas elas são bonitas e inteligentes”, pretende dar o máximo para conseguir levar a coroa para o seu município. Jumelina Pedro Lutadica, concorrente número 21, é do município de Belas, tem 22 anos e frequenta o segundo ano de Economia. O seu grande objectivo é conquistar o troféu e contribuir para o desenvolvimento da província de Luanda.
Fonte: Jornal de Angola