Uma delegação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, chefiada pela titular da pasta, Maria Cândida Teixeira, participa a partir de amanhã, em Nairobi, Quénia, no “Fórum Africano sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para o Emprego dos Jovens, Desenvolvimento do Capital Humano e do Crescimento Inclusivo”.
Em declarações ontem à Angop, no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, antes de partir para Nairobi, a ministrada Ciência e Tecnologia e Ensino Superior explicou que o encontro, que conta com a presença de ministros de vários países, vai abordar diversos aspectos ligados ao desenvolvimento do sector e o crescimento inclusivo de cada um dos Estados.
Maria Cândida Teixeira disse que “é preciso que cada país promova a investigação científica e a tecnologia, criando modelos e situações que permitam reverter alguns problemas que tenham a ver com as mudanças climáticas e a segurança alimentar”. Os países africanos precisam de promover a Investigação e Desenvolvimento, como forma de criar investigadores e cientistas ao serviço do crescimento económico e do bem estar social.
Durante o encontro, disse a ministra Maria Cândida Teixeira, Angola vai apresentar informações sobre as iniciativas do país, nos últimos anos, para o desenvolvimento das ciências e tecnologias, e faz uma descrição da Política Nacional da Ciência e Tecnologia e a sua estratégia nesta fase em que a reconstrução nacional chegou em força ao sector da Educação.
Integram a comitiva os directores nacionais de investigação científica, Domingos Neto, de intercâmbio e relações internacionais, Alexandre Costa, a secretária técnica administrativa do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia, Rita Mamede, o director do gabinete da ministra, Julius Almeida, entre outros funcionários seniores do pelouro. Antes da reunião, a ter lugar a 3 de Abril, os assuntos agendados serão analisados em encontros de peritos que vão preparar os documentos para a sessão ministerial.
Fonte: JA