Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Ministro José Van-Dúnem destaca papel do enfermeiro

    O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, destacou ontem, no Luena, a importância da carreira da enfermagem no sistema de saúde.
    José Van-Dúnem, que falava no acto de abertura das jornadas alusivas ao Dia do Enfermeiro, que se assinala no dia 12 deste mês, lembrou que são os enfermeiros que controlam e garantem a terapia e transmitem o apoio moral e psicológico aos doentes e à sua família.
    Entre as várias preocupações do seu pelouro, o ministro apontou a valorização do pessoal de enfermagem, que considerou principal agente do programa municipal de saúde, que tem como objectivo fazer chegar o mais próximo possível a assistência sanitária à população.
    O ministro disse que a eficaz execução do programa municipal de saúde não só ajuda a desafogar os hospitais de referência, mas também a devolver a confiança da população em relação aos profissionais de saúde, através das boas práticas, tanto de comunicação como da técnica a prestar.
    A outra preocupação do sector, acrescentou, consiste na melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços a oferecer à população, que se resume na componente técnica, bem como na valorização da pessoa humana.
    Em relação ao tema que a Ordem dos Enfermeiros de Angola escolheu para este ano, “combater a desigualdade: da evidência à acção”, José Van-Dúnem considerou que o mesmo se coaduna com as preocupações do Executivo, que passam por empreender esforços para ver cada vez mais melhoradas as condições do pessoal de enfermagem e servir de motivação para trabalharem com o zelo e a dedicação que os caracteriza.
    O ministro felicitou todos os enfermeiros de Angola e em especial os da região leste, que este ano acolhem as jornadas alusivas à data. José Van-Dúnem entregou livros do ramo da saúde à biblioteca do secretariado provincial da Ordem dos Enfermeiros de Angola. A província da Lunda-Sul alberga o acto central (dia 12) do Dia do Enfermeiro e a da Lunda-Norte o acto formal de encerramento das jornadas, previsto para o dia 31 deste mês.

    FONTE: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

    Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema