Yeosu, Seoul (Dos enviados especiais) – O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, vai chefiar a delegação angolana na abertura oficial da Expo Yeosu 2012, na Coreia do Sul, prevista para a próxima sexta-feira, 11 de Maio.
Uma fonte da Embaixada de Angola em Seoul informou hoje, quarta-feira, à Angop, que Georges Chikoti é aguardado nas próximas horas, e juntar-se-ão à sua delegação a ministra do Ambiente, Fátima Jardim, e a secretária de Estado das Pescas, Victória de Barros.
Nesta edição da Expo, Angola traz como bandeiras o Manatim (peixe boi) e o projecto ligado ao desenvolvimento sustentável “Angola LNG”, que arranca este ano no país.
A comissão nacional, liderada pela comissária Albina Assis, vai colocar neste certame uma galeria de exibição audiovisual com vários temas, entre os quais o Porto do Lobito (Benguela), os caminhos de ferro e a zona costeira de Angola, desde a foz do rio Cunene até à floresta do Maiombe (Cabinda).
Sob o lema “Angola: Desenvolvimento Sustentável, o Nosso Compromisso”, no evento o país vai de igual modo apresentar o programa do Grande Ecossistema Marinho da Corrente de Benguela (BCLME), que para além de Angola envolve as repúblicas da Namíbia e da África do Sul, e outras da Corrente da Guiné (GCLME), que integram 16 países, entre os quais Camarões, Gabão, Congo Brazzaville e República Democrática do Congo (RDC).
Tal como aconteceu com a chamada de atenção ao mundo, em relação à preservação da Palanca Negra Gigante na Expo Xangai 2010, a comissão vai de igual modo fazer com o Manatim, por ser um animal herbívoro em vias de extinção.
O espaço angolano na Expo Yeosu compreende 442 metros quadrados, onde foi montado o pavilhão de três dimensões.
Com a participação de 105 países, assim como dez organismos internacionais, Angola augura atrair o maior número de visitantes ao seu pavilhão.
Para esta edição da exposição universal, a decorrer sob o tema “A Vida dos Oceanos e Costas”, aguarda-se a presença de oito a nove milhões de visitantes.
A participação de Angola na Expo2012 vai envolver um total de 32 funcionários, entre coreanos, estudantes angolanos neste país asiático e outros quadros seleccionados no país.
Com o encerramento previsto para 12 de Agosto, o dia 20 de Julho será dedicado a Angola, data em que várias entidades governamentais poderão se deslocar ao palco do acontecimento, a semelhança da Expo Xangai 2010.
O logótipo de Angola para este evento é um circulo que dá a ideia da existência de água, peixe e pessoas em torno deste.
Depois de uma longa tradição de participação em exposições do género (Lisboa 1998, Sevilha 2000, Nagoya 2005, Zaragoza 2008 e Xangai 2010), Angola tem aprimorado a sua presença, primando por uma aposta na qualidade de exibição.
FONTE: Angop