Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Ministro Georges Chicoti confiante na vitória da candidatura da SADC

    Addis Abeba (Do enviado especial) – O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoti, manifestou-se hoje (sexta-feira), em Addis Abeba, convicto de que a candidatura da sul-africana Nkozasana Dlamini Zuma, proposta pela SADC, vai ganhar a presidência da Comissão da União Africana (CUA).
    Em entrevista à imprensa angolana, à saída de uma reunião que presidiu com os seus colegas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Georges  Chicoti acrescentou que a organização tem a melhor visão, por isso vai vencer.
    Na hipótese de perder, o ministro disse que os chefes de Estado vão encontrar outra solução, sublinhando que duvida que possa haver continuidade de Jean Ping à frente da CUA, “porque a SADC tem peso suficiente para não haver dois terços para ninguém”.
    Georges Chicoti, que presidiu o encontro por Angola ocupar a presidência rotativa da SADC, informou que no período da tarde vão reunir-se, outra vez, com outros ministros para mais concertações e análise da candidatura da SADC à presidência da Comissão da União Africana.
    Na opinião do ministro, os parceiros são importantes, mas devem respeitar o que os africanos querem, sendo esse o sentimento que muitos países querem exprimir.
    “Primeiro temos que reunir e depois definir o rumo, com que parceiro podemos trabalhar”, afirmou, citando o exemplo da China que edificou, através de uma doação, a sede da União Africana, mas esse país asiático não impõe nenhum candidato, nem uma via.
    Chicoti disse não estar a acusar, nem criticar ninguém, tendo dado apenas um exemplo, acrescentando que os africanos não querem imposição devem ser eles a definir o seu rumo.
    Sustentou que se se apostar na continuidade, isto é na escolha de Jean Ping, será o pior e a África não deve ir por ai.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema