Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Ministro do Interior anuncia reestruturação dos órgãos de investigação criminal

    Ministro do Interior de Angola (Foto: ANGOP)
    Ministro do Interior de Angola (Foto: ANGOP)

    Luanda – O ministro angolano do Interior, Ângelo Veiga Tavares, anunciou hoje, em Luanda, que os crimes económicos deverão merecer uma atenção especial por parte dos órgãos de investigação criminal, cuja estrutura e métodos de funcionamento deverão conhecer alterações no quadro do processo de reestruturação de que serão alvo os referidos órgãos.

    O governante, que discursava na cerimónia de abertura do Conselho Consultivo Alargado do seu pelouro, salientou que com este desiderato deverão ser cumpridas as orientações do titular do poder Executivo, com vista a que os órgãos de investigação criminal possam corresponder as exigências do momento.

    Ângelo de Barros Veiga Tavares declarou igualmente que a tarefa principal do seu departamento ministerial é a preservação da paz e a manutenção da ordem e tranquilidade públicas, salientando que o seu pelouro deverá dedicar ainda maior atenção à imigração ilegal e conferir maior rigor e exigência no tratamento dos actos migratórios.

    Por outro lado, afirmou que dentro do respeito estabelecido na Lei, a instituição deverá aprimorar os mecanismos de informação à população de todas actividades que realizarem, para que esta se sinta sensibilizada e participe activamente na denúncia pública ou anónima no combate à criminalidade e outros ilícitos.

    “Deste modo, contribuiremos também para evitar que pessoas menos avisadas se dediquem a propagação do boato, intriga, a exemplo de falsas notícias que são difundidas sobre exonerações, supostas detenções, dados sobre os processos em segredo de justiça, criando-se desconfiança e confusão(…)”, disse o ministro.

    Durante dois dias, os delegados vão balancear o relatório das actividades realizadas pelo MININT durante o ano transacto e analisar o programa de acções para o ano de 2014.

    O Conselho vai ainda abordar temas relacionados com o papel da Constituição Angolana face aos poderes do Ministério Público e dos Órgãos de Instrução e Investigação, sobre o projecto de comparticipação das multas da Polícia Nacional, diagnostico dos Serviços Prisionais, bem como sobre o Censo Geral da População e Habitação 2014.

    Participam no encontro, que decorre no Salão Nobre do MININT, responsáveis dos órgãos centrais e delegados provinciais do Ministério do Interior. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema