Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Ministro descarta um novo recurso a empréstimos do Fundo Monetário

    Angola não vai recorrer a novo empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) após ter assegurado a última parcela do crédito de 1,4 mil milhões de dólares autorizado, em 2009, por aquela instituição, garantiu, em Lisboa, o ministro da Economia.
    Abrãao Gourgel, que falava para empresários portugueses num jantar conferência promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal/Angola, reafirmou, apesar da decisão, a vontade do Executivo em continuar os contactos com a instituição financeira.
    O ministro sublinhou que o interessava ao Executivo “era o suporte técnico para as reformas que Angola tinha começado a realizar”.
    Peritos do FMI que, na semana passada, concluíram uma missão de avaliação do desempenho da economia angolana, emitiram, em Washington DC, um comunicado a referir que ela registou um crescimento económico de 3,4 por cento em 2011 “devido às políticas prudentes que foram adoptadas”.
    O FMI deve analisar em finais de Março a entrega da última fatia – 130 milhões de dólares – do empréstimo de 1,4 mil milhões de dólares concedido a Angola em 2009 na sequência da queda do preço do petróleo que se seguiu à crise financeira e económica internacional. O chefe da missão do FMI que se deslocou a Luanda disse que as finanças de Angola foram ajudadas pelo aumento do preço do petróleo e pelo facto do Executivo ter conseguido conter o défice primário não petrolífero em cerca de 44 por cento do PIB não petrolífero. “As perspectivas macroeconómicas para 2012 são genericamente favoráveis com o início da exploração de novos poços, o que vai fazer aumentar a produção para 1,8 milhões de barris por dia”, afirma Mauro Mecagni no comunicado emitido na quinta-feira.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema