O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, apelou ontem, em Luanda, à delegação angolana participante na 26ª Jornada Mundial da Juventude, a seguir os princípios da solidariedade, honestidade e companheirismo, de modo a dignificar o nome do país.
A 26ª Jornada Mundial da Juventude decorre de 11 a 21 de Agosto, em Madrid, Espanha, e Angola participa com uma delegação de 520 jovens, chefiada pelo bispo da diocese de Ndalatando, D. Almeida Canda. Durante o encontro que manteve com o grupo de jovens das diferentes dioceses católicas do país, Gonçalves Muandumba afirmou que é sempre uma honra representar o país, mas alertou para a necessidade de fazê-lo com espírito de responsabilidade.
“Não adianta representar Angola e deixar ficar mal a sua imagem, com práticas desleais. É fundamental enaltecer as cores da nação com uma boa representação”, disse. O ministro salientou que a interacção entre os jovens de várias partes do mundo faz parte da dinâmica do desenvolvimento e acrescentou que é preciso assumir realidades como a falta de emprego, a delinquência juvenil e a pobreza, a fim de dialogar para encontrar soluções para esses problemas que o país ainda vive.
Gonçalves Muandumba ressaltou que o envolvimento de muitos jovens em estilos de vida pouco salutares e a sua progressiva degradação, constitui um quadro sério que apela ao envolvimento de todos para acabar com estes males.
“Pensamos que, melhorando as suas condições sociais e promovendo um amplo trabalho de consciencialização cívica, moral, patriótica e uma estreita relação com o mundo cristão, é possível devolver a esses jovens uma vida saudável, associada ao bem e à verdade”, salientou. Gonçalves Muandumba considerou que a situação da juventude coloca a sociedade diante de um desafio difícil, “mas que é possível vencer” e assegurou que esta deve ser a convicção de todos para estruturar novos rumos para a vida dos jovens em situação de risco.
A Jornada Mundial da Juventude, que reúne jovens católicos de diferentes países, tem sido para os participantes uma experiência salutar no reforço da educação em termos do amor ao próximo, tolerância, amizade e solidariedade, e constitui uma grande festa de fé.
Este ano, o encontro é realizado sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé”. O Papa Bento XVI é o “inscrito” número 1 entre mais de 370 mil pessoas que confirmaram presença na Jornada Mundial da Juventude. Os organizadores esperam receber até um milhão e meio de participantes.
Fonte: Jornal de Angola