Quinta-feira, Julho 18, 2024
26.7 C
Lisboa
More

    Ministro da Educação pede participação da classe para desenvolvimento do sector

    O ministro da Educação, Pinda Simão, que orienta o 2º Conselho Técnico do sector na cidade de Ndalatando, Kwanza Norte, pediu hoje, segunda-feira, a entrega abnegada dos profissionais do sector para que se melhorem as performances educativas em todo o território nacional nos próximos anos.

    Dirigindo-se em breves palavras aos técnicos do sector, momentos após a abertura oficial procedida pelo governador provincial do Kwanza Norte, Henrique Júnior, Pinda Simão referiu que a Educação é um sector chave para o desenvolvimento do país e, como tal, deve contar com o apoio abnegado dos seus profissionais e de toda a sociedade em geral.

    “A educação é uma área estratégica que deve estar a altura dos desafios do país, sobretudo nesta fase em que queremos dar o melhor para que Angola seja uma referência”, disse, apelando maior entrega dos profissionais à medida que o Governo vai fomentando gradualmente os investimentos para melhores condições laborais e de infra-estruturas.

    O titular da pasta disse que no quadro do fomento e desenvolvimento da Educação, o objectivo do Executivo é acabar com a pirâmide educacional desequilibrada em Angola.

    Segundo dados do sector da Educação, o sistema tem fora da escola 23 porcento das crianças em idade escolar no ensino primário e 66 porcento no ensino secundário.

    Para melhorar o quadro desta problemática, o Governo está a proceder investimentos no sector, estando em curso, a título de exemplo, a construção no mínimo de uma escola de formação de professores em cada parcela do território nacional, e o desenvolvimento de outros programas de capacitação de quadros.

    Nos últimos anos, o sector da educação sofreu um incremento no Orçamento Geral do Estado (OGE), passando de quatro porcento para 8,52 porcento, que vai ser revertido para pagamento dos ordenados dos docentes.

    Outra das principais metas é aumentar o número de infra-estruturas para suportar o sistema de ensino nacional.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ursula von der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia por larga maioria

    A reeleição estava envolta em incerteza e dependia de uma aritmética complicada entre os quatro partidos centristas. Ursula von der...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema