O ministro da Educação, Pinda Simão, destacou hoje, quinta-feira, em Luanda, a importância da alfabetização, apontando ser um forte contributo para paz, uma vez que facilita na realização das liberdades individuais e compreensão do mundo.
Pinda Simão teceu esta consideração ao discursar na cerimónia de encerramento da jornada comemorativa do 8 de Setembro, Dia Internacional da Alfabetização e da semana de aprendizagem de adultos.
De acordo com o responsável, a alfabetização facilita a prevenção ou resolução de conflitos, um direito humano, uma ferramenta de empoderamento pessoal e um meio para o desenvolvimento individual e social.
Para o ministro, a alfabetização é ainda o cerne da educação para todos e é essencial para erradicar a pobreza, reduzir a mortalidade infantil, regular o crescimento populacional, a igualdade de género e assegurar o desenvolvimento sustentável.
“Uma educação básica de qualidade, que garanta aos alunos habilidades de leitura, escrita e cálculo matemático, acompanha-os ao longo da vida e promove a aprendizagem posterior”, disse.
Segundo Pinda Simão, as pessoas alfabetizadas são mais capazes de aceder as oportunidades de inserção nas sociedades e estão melhor equipadas para enfrentar a emergência do desenvolvimento.
O acto que decorreu na Igreja Bom Deus, no município de Viana, contou com a presença de individualidades do Estado, dentre elas a vice-governadora de Luanda para área política e social, Juvelina Imperial, a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, e a vice-ministra do Interior, Margarida Jordão.
A efeméride foi criada, em 1967, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a fim de promover um compromisso mundial em prol do desenvolvimento e da educação.
FONTE: Angop