Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.4 C
Lisboa
More

    Ministro da Assistência e Reinserção Social reitera disposição de repatriar angolanos

    Luena – O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, reiterou hoje, no Luena, província do Moxico, à disposição do Governo angolano em repatriar os 60 mil angolanos refugiados nos países vizinhos, cujo processo será retomado em Fevereiro próximo.
    Segundo o governante, durante a primeira fase iniciada no segundo semestre de 2011 foram repatriados quatro mil angolanos, dos quais mil e 500 regressaram da República Democrática do Congo, dois mil e 400 da Zâmbia, 29 do Botsuana e seis da Namíbia.
    Estes refugiados foram transportados para as suas zonas de origem, sendo Moxico, com mil e 200 pessoas, 900 para a província do Huambo, 200 para o Bié, mil e 300 para o Zaire, 300 para Kuando Kubango, 100 para Benguela, 23 para Luanda e seis para a província do Cunene.
    João Kussumua explicou que neste momento decorrem os preparativos nos centros de trânsito, nomeadamente condições de alimentação, instalação dos serviços de registo gratuito, saúde, inserção das crianças nas escolas, entre outras actividades.
    Lembrou que no âmbito das convenções internacionais, de acordo com os procedimentos das Nações Unidas, em Junho de 2012, a cláusula que protegia o refugiado angolano no exterior perderá a sua vigência e, por conseguinte, os que não voltarem ao país dentro deste período através do repatriamento organizado serão responsáveis pelas consequências.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema