Segunda-feira, Março 4, 2024
12.4 C
Lisboa
More

    Ministro Chikoti participa na reunião do Conselho de Segurança sobre a Guiné-Bissau

    O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, encontra-se desde a tarde de quarta-feira em Nova Iorque, para participar na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Guiné-Bissau, a realizar-se hoje.

    Logo após à sua chegada, Georges Chikoti manteve vários encontros bilaterais com vista a busca de soluções viáveis para a crise político-militar despoletada na sequência do golpe de Estado do dia 12 de Abril, desencadeado pelos militares guineenses.

    O ministro fará uma intervenção no Conselho de Segurança, em nome da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência é detida por Angola.

    A CPLP reuniu-se extraordinariamente no dia 14 deste mês, em Lisboa, tendo aprovado uma resolução que condena o golpe de Estado e apela a imediata libertação do Presidente Interino, Raimundo Pereira, e do primeiro-ministro e candidato mais votado na primeira volta das eleições presidenciais, Carlos Gomes Júnior.

    O documento insta igualmente os golpistas a respeitarem a constituição do país, devolvendo o poder aos dirigentes detidos, a fim de viabilizar a conclusão do processo eleitoral que estava em curso.

    A CPLP propõe às Nações Unidas o envio de uma força de interposição na Guiné-Bissau com o objectivo de ajudar a estabilizar este país lusófono.

    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema