Domingo, Maio 19, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Ministra aconselha universitários a reconhecerem os locais históricos

    A ministra da Cultura aconselhou, sábado, na comuna do Bentiaba, os jovens universitários a visitarem monumentos e sítios históricos para enriquecerem os trabalhos de defesa de tese.
    Rosa Cruz e Silva, que esteve no Namib,e numa delegação de que fazia parte o ministro da Defesa, Cândido Van-Dúnem, disse que os jovens estudantes interessados em tratarem de temas relacionados com o património cultural devem juntar-se às equipas multidisciplinares que o Ministério da Cultura vai criar nos próximos dias.
    A ministra deu o exemplo do cemitério da Arte Mbali, onde estão, desde o final do século XIX e princípio do seguinte, “corpos de quimbares natos da província do Namibe”.
    Rosa Cruz e Silva revelou que o Instituto Nacional do Património Cultural está a fazer o levantamento do património edificado da arquitectura militar.
    “Estamos a criar algumas condições técnicas para essa avaliação e consequente classificação nacional e internacional, sobretudo da Fortaleza que tem ligação com todo o processo da luta de libertação nacional,” referiu.
    No Fortim de São Nicolau, em Bentiaba, as pessoas eram mortos de forma lenta, “com lenços amarrados na cara e outros empurrados para as valas”, lembrou a ministra, considerando-o “um lugar de memória”, de deposição de arte Mbali, ali bem representada e que precisa urgentemente do apoio do Governo  para a sua preservação e divulgação.
    O Fortim de São Nicolau e as valas são provas de testemunho de períodos difíceis, disse, sublinhando que o Estado tem a obrigação e dever de preservar essas memórias. A ministra anunciou que os esforços dos Ministérios da Cultura, do Interior e da Defesa vão ser partilhados com o Organismo das Nações Unidas para Eduicação, Ciência e Cultura (UNESCO) e dados passos para o monumento fazer parte do acervo do património cultural. Rosa Cruz e Silva referiu que alguns monumentos, como a Fortaleza de São Fernando, que apresenta fissuras, vão beneficiar de obras de restauro e devem ser transformados em lugares de visitas para poderem ser valorizados.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema