Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Militares em Bissau mantêm políticos presos até haver “segurança”

    O porta-voz do Comando Militar da Guiné-Bissau disse à Voz da América (VOA) que Raimundo Pereira e Carlos Gomes Júnior só serão libertados quando houver condições de segurança.

    De acordo com o tenente-coronel Dahba Na Walma essas condições não estão reunidas porque o país não tem Governo.

    “Desde o momento em que se forme Governo e haja um responsável pelo pelouro da segurança, do Interior, nessa altura entenderemos que estão criadas condições para o (ex-)Primeiro-ministro e o Presidente da República serem postos em residência vigiada em suas até se poder provar que não há ninguém que lhes queira fazer mal”, disse o militar em entrevista telefónica a partir de Bissau.

    O prazo e termos para a formação desse governo permanecem uma incógnita. Dahba Na Walma disse que o novo executivo resultará de um “arranjo constitucional” a ser discutido com uma delegação técnica da Comunidade de Estados da África Ocidental (CEDEAO) que vai visitar Bissau em data a marcar.

    O porta-voz afirmou que nas conversações com uma delegação politica da CEDEAO que deixou o pais às 3h00 da manhã de terça-feira, o Comando Militar deixou claro que não pretende manter-se no poder.

    Das suas declarações referentes a um “arranjo constitucional” resulta que o país poderá não regressar à ordem constitucional vigente à altura do golpe como é exigido por vários sectores guineenses e numerosas instituições internacionais.

    Fonte: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema