Milhares de pessoas estão hoje a concentrar-se em dez pontos do centro de Madrid em marchas coloridas, no arranque da jornada de contestação da Cimeira Social, contra as medidas de austeridade do governo espanhol.
A “Marcha sobre Madrid” é uma iniciativa da Cimeira Social, plataforma que reúne 150 organizações e que hoje trouxe a Madrid dezenas de autocarros de vários pontos de Espanha com manifestantes para juntar ao protesto.
Uma das ‘marés’, a de cor negra, representando o geral da Função Pública, está concentrada na zona dos Nuevos Ministerios, no Paseo da Castellana, próximo do edifício onde está a sede do Ministério do Emprego.
“Sim sou funcionário público. Não, não tenho culpa da crise” e “Eu um dia tive direitos sociais e laborais” lê-se em muitas das t-shirts, com alguns dos manifestantes a identificarem-se como pertencendo a vários serviços públicos, incluindo bombeiros, saúde e assistência social.
Luís, funcionário da autarquia de Madrid e casado com uma portuguesa da região de Bragança, aplaude o facto de “hoje tanto em Portugal como em Espanha as pessoas estarem a sair a rua”.
Fonte: DN