O chefe da repartição de Saúde no Andulo, Francisco Chiquete, afirmou ontem que pelo menos 83.677 crianças foram vacinadas no fim-de-semana no município contra a poliomielite, na terceira fase da campanha contra a doença.
O responsável disse que na referida campanha de “porta a porta”, para a qual foram disponibilizadas 87 mil doses de vacina, foram mobilizadas 164 brigadas, com 328 vacinadores e registadores e 42 supervisores.
A campanha decorreu nas comunas de Calusinga, Chivaulo, Cassumbe e na sede, tendo Francisco Chiquete solicitado maior colaboração dos pais e encarregados de educação para, como disse, “podermos atingir maior número de crianças”.
A cobertura de vacinação de rotina no Bié foi de 81 por cento durante o primeiro trimestre, segundo relatório da monitoria do programa alargado de vacinação, PAV, a que o JA teve acesso.
O documento nota que neste período, cerca de 8.710 crianças menores de um ano não foram vacinadas, o que representa cinco por cento da população infantil, um dado considerado “satisfatório” pelo PAV.
Os municípios com mais crianças por vacinar foram o Cuito, com nove por cento e Andulo com oito e, por isso, vão merecer maior atenção, segundo o relatório. Para imunizar todas as crianças menores de cinco anos e interromper a circulação da pólio, Angola está apostada em realizar campanhas de alta qualidade com maior envolvimento das autoridades provinciais, municipais e comunais, bem como da sociedade civil e igrejas.
Fonte: Jornal de Angola