Terça-feira, Abril 23, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Metas de exportação de diamantes fixadas para este ano estão em risco

    (D.R.)
    (D.R.)

    Receitas fiscais do sector diamantífero aumentaram 9% nos primeiros sete meses do ano face ao mesmo período de 2013, mas as exportações estão a crescer a um ritmo inferior ao esperado pelo Governo.

    As receitas diamantíferas aumentaram cerca de 9% nos primeiros sete meses deste ano, para perto de 4,9 mil milhões Kz, face ao mesmo período de 2013, revelam dados do Ministério das Finanças. De acordo com a mesma fonte, do total, 2,462 mil milhões Kz são provenientes do imposto industrial e 2,457 mil milhões Kz vêm dos royalties aplicados pelo Estado.

    No mesmo período, a exportação de diamantes atingiu os 4,8 milhões quilates, um aumento de cerca de 17% face ao homólogo que, ainda assim, é insuficiente face ao que estava previsto, que era uma subida de 25% na produção, para 10 milhões de quilates. “Este ano temos uma meta ambiciosa de 9,5 milhões de quilates [na produção] industrial e 550 mil quilates [na produção] artesanal, o que quer dizer que temos de produzir 10 milhões de quilates”, adiantou, no passado mês de Junho, o ministro da Geologia e Minas Francisco Queiroz.

    Em causa está a diferença entre a produção e a quantidade exportada, que nem se igualam. Os especialistas consideram difícil estimar a diferença, pois ela varia em função das reservas que os produtores decidem fazer num determinado ano em função do preço de mercado ser mais ou menos aliciante. (expansao.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ministro vê “correção de rumo” na Petrobras; CEO destaca resultados

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira ver uma “correção de rumo” na Petrobras, após...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema