O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, nomeou ontem o Executivo e o Jornal de Angola soube que os novos titulares são empossados na segunda-feira, no Palácio da Cidade Alta.
Um comunicado dos órgãos auxiliares da Presidência da República indica que após consultas feitas ontem com vista a completar o elenco governativo, o Chefe de Estado nomeou os titulares dos departamentos ministeriais auxiliares, dos serviços específicos auxiliares e dos governos provinciais.
O novo Governo comporta dois ministros de Estado. Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa e Manuel Hélder Vieira Dias Júnior são, respectivamente, o chefe da Casa Civil e o chefe da Casa de Segurança.
Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, Ângelo de Barros Veiga Tavares e Georges Rebelo Pinto Chicoti ocupam as pastas da Defesa Nacional, Interior e das Relações Exteriores, respectivamente.
Na equipa económica, Abrahão Pio dos Santos Gourgel é o ministro da Economia, Carlos Alberto Lopes assume o Ministério das Finanças e Job Graça passa a titular do Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial.
Bornito de Sousa Baltazar Diogo é o ministro da Administração do Território, António Domingos da Costa Pitra Neto fica no Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e Rui Jorge Carneiro Mangueira passa a ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.
Kundi Paihama foi nomeado ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Afonso Pedro Canga é o ministro da Agricultura e Vitória Francisco Lopes Cristóvão de Barros Neto assume a titularidade do Ministério das Pescas. Bernarda Gonçalves Martins Henriques da Silva foi nomeada ministra da Indústria, José Maria Botelho de Vasconcelos é o ministro dos Petróleos e Manuel Francisco Queirós é o novo ministro da Geologia e Minas.
Rosa Pacavira de Matos assume o Ministério do Comércio, Pedro Mutindi fica com a pasta da Hotelaria e Turismo e Fernando Fonseca passa a titular do Ministério da Construção. José António da Conceição e Silva é o novo ministro do Urbanismo e Habitação e João Baptista Borges fica com a pasta da Energia e Águas.Augusto da Silva Tomás foi nomeado ministro dos Transportes e Maria de Fátima Jardim é a titular do Ministério do Ambiente. No Ministério das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, o titular é José de Carvalho da Rocha e Maria Cândida Pereira Teixeira foi nomeada ministra da Ciência e Tecnologia.
José Luís de Matos é o novo ministro da Comunicação Social e José Vieira Dias Van-Dúnem foi nomeado ministro da Saúde. Mpinda Simão fica como titular do Ministério da Educação e Adão do Nascimento foi nomeado ministro do Ensino Superior. Rosa Maria Martins da Cruz e Silva assume a titularidade do Ministério da Cultura, João Baptista Kussumua é ministro da Assistência e Reinserção Social e Maria Filomena Lobão Telo Delgado assume o Ministério da Família e Promoção da Mulher.
Manuel Gonçalves Muandumba, nomeado ministro da Juventude e Desportos e Rosa Luís de Sousa Micolo, como ministra dos Assuntos Parlamentares completam o quadro de titulares dos Departamentos Ministeriais Auxiliares.
Para titulares dos Órgãos e Serviços Específicos Auxiliares Sebastião José António Martins foi nomeado chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança do Estado, António José Maria para chefe dos Serviços de Inteligência e de Segurança Militar e André de Oliveira Sango é o titular dos Serviços de Inteligência Externa. Joaquim Mande foi nomeado para o cargo de Inspector-geral da Administração do Estado.
Para a área do Conselho de Ministros foram indicados Frederico Manuel dos Santos e Silva e Ana Maria de Sousa e Silva, como secretário deste órgão e sua adjunta.
Governos provinciais
Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento foi nomeado governador de Luanda, Albina Matilde Barros da Lomba para Cabinda e do Zaire José Joana André. Paulo Pombolo nomeado governador da província do Uíge, para o Bengo, João Bernardo de Miranda, e Henrique André Júnior é o governador da província do Kwanza-Norte.
Norberto Fernandes dos Santos foi nomeado governador da província de Malange, Ernesto Muangala lidera o governo da província da Lunda-Norte e Cândida Maria Guilherme Narciso é a governadora da província da Lunda-Sul.
João Ernesto dos Santos foi nomeado para a província do Moxico. Eusébio de Brito Teixeira vai dirigir o governo do Kwanza-Sul, Armando da Cruz Neto é o governador da província de Benguela e Fernando Faustino Muteka foi nomeado governador da província do Huambo.
Álvaro Manuel de Boavida Neto foi nomeado governador da província do Bié, Isaac Maria dos Anjos passa a governador do Namibe e João Marcelino Tyipinge é o novo governador da Huíla.
O governo da província do Cunene tem como titular António Didalelwa e para o Kuando-Kubango foi nomeado Francisco Higino Lopes Carneiro. O Jornal de Angola apurou que os governadores provinciais são empossados na próxima quarta-feira.
FONTE: JA