A administração municipal do Kuvango, Huíla, está a construir, no âmbito do Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde, três postos médicos nas comunas de Ngalangue, Vicungo e no sector de Indungo.
O administrador João Hilifilua disse que a administração está a apetrechar os postos médicos já existentes nas localidades com medicamentos essenciais e que, graças a isso, as doenças diarreicas agudas, respiratórias e palúdicas deixaram de constituir problemas para as autoridades sanitárias do município.
O centro municipal de saúde de Kuvango, que diariamente atende 300 pessoas, tem17 enfermeiros, número que o administrador afirma ser insuficiente.
Para se ultrapassar esta situação, a administração municipal promoveu recentemente um concurso público.O Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde, anunciou João Hilifilua, prevê também a melhoria das condições de internamento, com a aquisição de camas e de colchões, e da dieta alimentar, especialmente dos doentes de tuberculose.
O centro de saúde está a beneficiar de obras de restauro, orçadas em dez milhões de kwanzas, que devem estar concluídas no final deste mês.
João Hilifilua afirmou que foi adquirido um gerador de 12 KVA para servir de alternativa às restrições de corrente eléctrica, principalmente à noite.
Para garantir o fornecimento de energia sem interrupções, disse, o centro municipal de saúde vai dispor de placas solares.
A administração também tenciona adquirir uma ambulância e materiais de laboratório.
Fonte: Jornal de Angola
Fonte: Jornal de Angola