Terça-feira, Maio 28, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Médio Oriente: Irão rejeita encontro entre Rohani e Peres

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    O Irão rejeitou nesta terça-feira a proposta do presidente de Israel de se reunir com seu colega iraniano, considerando-a uma tentativa de “propaganda” destinada a tirar Israel de seu isolamento após o acordo nuclear entre Teerão e as grandes potências ocidentais.

    “Não há e nunca haverá qualquer mudança na posição do Irão em relação ao regime sionista”, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Marzieh Afkham.

    Ela respondeu a uma pergunta sobre as declarações no domingo do presidente Shimon Peres que disse estar pronto para encontrar o seu colega Hassan Rohani, apesar das tensões entre os dois países.

    “O Irão não reconhece Israel. Nossa posição em relação a este regime opressivo e de ocupação, que é completamente ilegítimo e que foi criado para ocupar terras palestinas, é clara”, acrescentou o porta-voz.

    Questionado no domingo durante um fórum económico em Tel Aviv sobre um possível encontro com o presidente iraniano, Peres, que tem poderes apenas simbólicos e cerimoniais, respondeu: “Por que não? Eu não tenho inimigos. Esta não é uma questão pessoal, mas política”.

    Para a porta-voz, a declaração de Peres teve como objectivo ajudar Israel a sair de seu isolamento após o acordo nuclear entre o Irão e as grandes potências, firmado em meados de Novembro.

    “Esta propaganda para tirar o regime do isolamento permanecem estéreis”, disse Afkham.

    Israel acusa o Irão de tentar desenvolver armas nucleares, o que Teerão nega.

    O Irão é frequentemente agressivo a respeito de Israel e apoia o Hamas palestino e o Hezbollah libanês, outros inimigos de Israel na região.

    Israel ameaçou repetidamente Teerão com uma acção militar para impedir o Irão de desenvolver um arsenal nuclear. (swissinfo.ch/afp)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema