Quarta-feira, Maio 29, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Mediateca cadastra cinco mil usuários em um ano

    Lubango – A Mediateca da Huíla possui actualmente cinco mil usuários cadastrados desde a sua inauguração a 24 de Agosto de 2012 pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, informou hoje, sexta-feira, no Lubango, o seu responsável pela comunicação e eventos, Domingos José.
    Em declarações à Angop, a propósito do percurso de funcionamento, o interlocutor disse haver uma capacidade diária de atendimento de aproximadamente de mil e 800 pessoas por todos os serviços, considerando estar-se a atingir os objectivos para qual foi criada a infraestrutura.
    De acordo com a fonte, diariamente a Mediateca regista um total de 200 pessoas por cada espaço, uma meta preconizada pela direcção em termos de concorrência, embora se considere que muitos jovens ainda estão desprovidos de informação sobre os métodos de adesão à Mediateca.
    O entrevistado esclareceu ter-se feito trabalho de sensibilização depois do primeiro semestre junto de escolas e instituições públicas e privadas para despertar a comunidade sobre a existência da Mediateca e a sua importância para a sociedade, tendo sido correspondida pela procura dos serviços.
    “Após a sensibilização as pessoas foram aparecendo para tratar os seus cartões e posteriormente começaram a frequentar, sobretudo a população estudantil de base e universitários, a par de outros investigadores e empresários interessados em serviços de internet para a elaboração de trabalhos científicos e pesquisas a fim de incrementarem o seu próprio conhecimento e matérias”, asseverou a fonte.
    Domingos José disse também haver interesse intenso pela biblioteca como o espaço de leitura onde existe um número considerável de livros para ajudar os estudantes de diferentes níveis de ensino e áreas do saber.
    No entanto, avançou o responsável, existe também o espaço multimédia onde os usuários podem encontrar entretenimento por meio de um filme, documentário, história ou novela, em momentos de lazer.
    Para as crianças e adolescentes, realçou o gestor, existe também um espaço infanto-juvenil reservado com muitos atractivos, sobretudo estórias, matérias para exercitação das crianças, além de se incentivar o hábito e gosto pela leitura, onde dispõem de computadores para jogos e outras pesquisas.
    O responsável apontou o espaço infanto-juvenil como o mais procurado, seguindo-se o de Internet para pesquisas e por fim o de leitura (Biblioteca), onde há sempre gente, entre estudantes universitários, alunos do ensino médio em busca de conhecimento do seu interesse.
    Ainda dentro dos serviços à disposição da comunidade, sublinhou a existência de uma sala de conferências onde se realizam palestras, seminários e eventos de várias instituições, sendo que a direcção se predispõe melhorar a sua prestação para pôr em funcionamento os serviços ainda inoperantes e melhor servir a comunidade.
    No quadro do primeiro aniversário da Mediateca da Huíla os serviços conheceram considerada adesão dos usuários e nos primeiros meses havia algum cepticismo da comunidade provocada pela falta de informação precisa sobre a actividade, levando ao absentismo de jovens em busca dos serviços da Mediateca. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: Indícios de escândalo financeiro abalam Administração Geral Tributária

    Processos de investigação criminal na Administração Geral Tributária (AGT) em Angola, com detenções por suspeitas de corrupção na província...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema