Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Matan Ruak à frente na contagem de votos em Timor

    O ex-chefe das Forças Armadas timorenses, Taur Matan Ruak, está à frente na contagem de votos na segunda volta das eleições presidenciais em Timor-Leste.

    Segundo resultados divulgados pelo secretariado Técnico da Administração Eleitoral de Timor-Leste, com base em cerca de 180 mil votos num total estimado de 450 mil (se se verificar que o total são 450 mil, trata-se de mais de um terço dos votos), Matan Ruak tem 62% dos votos contra 38% de Francisco Lu Olo Guterres.

    Em declarações ao PÚBLICO, o observador eleitoral Rui Graça Feijó alertava para o facto de não ser possível fazer extrapolações a partir destes resultados, sublinhando que não há sondagens nem números sobre o nível de participação.

    Rui Graça Feijó acrescentou ainda que o dia eleitoral correu tranquilamente, apenas com incidentes menores que em nada perturbaram a votação.

    O Presidente José Ramos-Horta, no cargo desde 2007, optou por uma campanha minimalista numa corrida com 12 candidatos e foi afastado na primeira volta a 13 de Abril.

    Nessa votação, Francisco Lu-Olo Guterres, apoiado pela histórica Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente), tinha ficado à frente de Taur Matan Ruak, apoiado pelo actual primeiro-ministro Xanana Gusmão, líder histórico da Resistência (que tinha apoiado Ramos-Horta, antigo primeiro-ministro e Nobel da paz, nas presidenciais anteriores).

    O ex-guerrilheiro e ex-presidente do Parlamento Lu Olo tinha sido derrotado há cinco anos por Ramos-Horta na segunda volta.

    Taur Matan Ruak, nome de guerra de José Maria de Vasconcelos, líder da ala militar da Resistência na fase final da ocupação, chefe do Estado-Maior até Setembro do ano passado, contou também com o seu prestígio militar. Na campanha manifestou-se – tal como Lu-Olo – preocupado com a corrupção e os sinais exteriores de riqueza, que pretende ver investigados, e defendeu o serviço militar obrigatório para os jovens com mais de 18 anos.

    A 29 de Junho os timorenses vão novamente às urnas eleger um novo Parlamento.

    Fonte: Público

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema