O ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, fez hoje, no município do Soyo, província do Zaire, ao lançamento do projecto “empreendedorismo na comunidade”.
No projecto, o MAPESS dá possibilidade técnico/instituicional ao cidadão para criar uma actividade comercial ou negócio, com atribuição de micro-créditos do Banco Sol ou outras instituições bancárias, para que possam ter um enquadramento sócio profissional e laboral, de acordo com as suas capacidades e aptidões.
De acordo com o ministro, o lançamento do projecto na província do Zaire coincide, em parte, com o enquadramento de quatro mil jovens angolanos que estiveram envolvidos na primeira fase da execução do projecto “Angola LNG”, vocacionado ao fabrico de gás
liquefeito.
Num programa de orientação do Chefe do Executivo angolano, José Eduardo dos Santos, o projecto “empreendedorismo na comunidade” está a ser lançado em todo o país, sendo que ao candidato é atribuído mil dólares na primeira fase, com a possibilidade de o crédito subir para quatro a cinco, na segunda fase, reembolsáveis no prazo de um ano.
O ministro explicou que o lançamento do projecto é da responsabilidade do governo e o seu sector compete fazer o recrutamento e a selecção de jovens que precisam ter uma forma digna de ganhar a vida, mas para tal devem ter a noção de gerir.
Disse que para sustentar o projecto, o MAPESS capacita e forma jovens de acordo com os seus talentos e inclinações sobre o negócio que quer seguir, assim como constituir equipas de acompanhamento e de fiscalização, de forma a que os beneficiários utilizem os recursos às actividades que se comprometeram realizar junto das comunidades.
“Eles têm a responsabilidade de utilizar estes recursos no desenvolvimento da actividade micro empresa, que se comprometeram aderir junto das autoridades do projecto”, acrescentou.
Pitra Neto informou que o lançamento do projecto no Soyo é outro ponto de partida no do enquadramento de 150 jovens formados recentemente no centro de formação do MAPESS do Kintambi, para porem em prática as formações recebidas, num programa abrangente a todas as localidades.
Fonte: Angop