Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Manuel Vicente pode ser o 2.º da lista do MPLA

    Aumentou a probabilidade da apresentação do nome de Manuel Vicente como segunda figura da lista do MPLA às eleições gerais, angolanas, marcadas para finais do ano, o que, em caso de vitória eleitoral desse partido, tida como praticamente certa, conduziria à sua ascensão ao cargo de Vice Presidente da República, segundo refere a newsletter «África Monitor», editada em Lisboa pelo jornalista angolano Xavier de Figueiredo, no seu número 625, de 3 de Janeiro.

    A publicação, que tem dado indicativos de que possui fontes bem credíveis no «inner circle» do poder em Angola, diz que o «reavivamento» da hipótese de Manuel Vicente vir a figurar como segundo nome da lista do MPLA começou a verificar-se nas últimas semanas após José Eduardo dos Santos ter afirmado que estava disposto a liderá-la, algo que é já tido como uma decisão definitiva.

    Este assunto deverá ser arrumado ainda no decurso deste mês de Janeiro, conforme promessa do presidente do MPLA, quando o Bureau Político do maior partido angolano reunir-se para fixar os nomes que integrarão a sua lista para as próximas eleições.

    Segundo a «África Monitor», a fixação da data da reunião estaria apenas a depender de «discretas» iniciativas, ainda em curso, que visam fechar a questão de Manuel Vicente.

    A publicação de Xavier de Figueiredo diz ainda que entre as tais iniciativas avultam encontros programados ou circunstanciais de José Eduardo dos Santos e de personalidades do seu círculo mais próximo, mas também de membros da família presidencial, com membros do Bureau Político do MPLA – em especial os mais proeminentes, capazes de influenciar os restantes, assim como os ainda renitentes.
    O anúncio da disponibilidade de JES para se candidatar fez entrar em refluxo movimentações internas, influenciadas por sentimentos de incerteza em relação à sua decisão.

    A menor aceitação do nome de Manuel Vicente então registada foi, em parte, considerada reflexo de percepções segundo as quais José Eduardo dos Santos, supostamente disposto a retirar-se, pretendia fazer-se substituir por aquele, considerado, no entanto, por algumas correntes do partido, como desprovido de estatuto e experiência política.

    Diz ainda a «África Monitor» que Manuel Vicente será o preferido de José Eduardo dos Santos como seu futuro substituto, incluindo a fase de «tirocínio» da vice-presidência, com base em factores de natureza política e pessoal. Além de estar à altura de assegurar uma transição tranquila, mantendo o ambiente de estabilidade e reconciliação nacional, Manuel Vicente conhece os meandros do funcionamento do regime e tem prestígio acumulado à frente da Sonangol.

    Goza também da sua amizade e confiança plenas, algo que se estende a figuras da família e do círculo presidencial.

    «A ‘ideia’ de JES em relação a Manuel Vicente como Vice- Presidente contempla a possibilidade de delegar nele poderes executivos mais vastos do que os conferidos ao actual titular do cargo, ao qual apenas estão reservados os assuntos sociais.

    Sob a alçada de Manuel Vicente ficaria a cooperação internacional e a indústria petrolífera», refere a «África Monitor».

    Fonte: África Monitor

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema