Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Manifestantes sudaneses interrompem campanha de desobediência civil

    Os líderes do protesto democrático no Sudão concordaram em interromper a sua campanha de desobediência civil e retomar as negociações com a junta militar, informou o mediador etíope nesta terça-feira (11).

    A notícia do suposto acordo, segundo a AFP, deve ser confirmada pelos militares, numa altura em que um alto diplomata americano preparava-se já para viajar a Cartum com o objectivo de pressionar os generais no poder para que detenham a repressão contra os manifestantes.

    “A Aliança para a Liberdade e Mudança acordou interromper a desobediência civil a partir de hoje”, anunciou Mahmud Drir, mediador desde que o primeiro-ministro do seu país, Abiy Ahmed, viajou para o Sudão na semana passada.

    Acrescentou que “ambas as partes também acordaram retomar logo as discussões” sobre a transferência do poder para uma administração civil.

    O mediador etíope explicou que “em um gesto de boa vontade” os militares aceitaram “libertar todos os presos políticos”.

    Na noite desta terça-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou firmemente a violência no Sudão e pediu à Junta Militar e ao movimento de protesto que trabalhem juntos para encontrar uma solução para a crise.

    Os protestos no Sudão começaram em Dezembro, quando o preço do pão triplicou e, na sequência, evoluiu para um movimento político.

    Após a destituição do presidente Omar Al-Bashir por parte dos militares em 11 de Abril, milhares de manifestantes que estavam acampados em frente ao quartel-general do Exército recusaram-se a deixar o local, passando a exigir a transferência de poder para os civis.

    Desde 3 de Junho, a repressão no Sudão deixou 118 mortos e mais de 500 feridos, segundo indica o Comité de Médicos, ligado ao movimento.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema