Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    Manifestantes devem respeitar direitos dos outros

    Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Inglês Pinto

    O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Inglês Pinto, afirmou ontem que numa manifestação é preciso respeitar os direitos dos outros, protegidos pelas entidades públicas, como o direito à tranquilidade, à segurança pública, ao bom nome, à imagem e à propriedade alheia.
    Em declarações ao Jornal de Angola, o jurista referiu que a liberdade de manifestação é um direito consagrado no artigo 47º da Constituição e um dos meios de realização de outro direito fundamental, o da liberdade de expressão, previsto no artigo 40º. Mas, sublinha que existem limites previstos na lei, nomeadamente os relativos ao local, forma, horário e os inerentes ao respeito pelos direitos de outros, particulares e entidades públicas.
    Inglês Pinto concorda que as pessoas “podem e devem manifestar-se a favor ou contra qualquer facto ou pessoa, sem excepção, dentro dos limites da lei, usando meios e métodos legais, cívicos e moralmente não reprováveis, incluindo, como é evidente, a linguagem”.
    Em relação ao papel da Polícia Nacional em face de uma manifestação, o bastonário  indicou que as forças policiais devem “proteger os manifestantes, garantindo o exercício deste direito, a ordem pública, usando meios proporcionais, prevenindo a violação da lei por parte dos manifestantes e contra-manifestantes, agindo de forma isenta, nos estritos marcos legais e regulamentares”.
    No caso de violação da lei, acrescentou, a Polícia deve encaminhar os infractores às autoridades competentes, nomeadamente procuradores e juízes que, face aos factos e circunstâncias e outros elementos, de forma imparcial, devem tomar as medidas legalmente previstas, e ser garantido aos acusados o direito a uma defesa condigna.

     

    Fonseca Bengui 

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema