Bamako – A Câmara das Minas do Mali anunciou sábado a construção, brevemente, de uma refinaria de ouro avaliada em cerca de 40 biliões de francos CFA (quase US$ 80 milhões), na sequência de um acordo assinado com um grupo bancário sueco-italiano.
Esta refinaria poderá permitir captar a produção de ouro na sub-região, estimada atualmente em mais de 90 toneladas e que é refinada noutras regiões.
Para além da refinaria, está ainda prevista a construção de um laboratório de análise e de uma unidade de fabrico de jóias para o mercado maliano.
O projeto deve, por outro lado, permitir a criação de mil empregos diretos, dos quais 54 especialistas permanentes para o Mali, que beneficiará do apoio de bancos suecos e italianos.
A nova infraestrutura será fabricada na zona aeroportuária de Bamako-Senou e será autónoma em energia, com uma central térmica e painéis solares a fornecer a eletricidade.
O Mali, que produz anualmente 50 toneladas de ouro, ocupa a terceira posição na classificação continental, atrás da África do Sul e do Gana.
Fonte: África21