Domingo, Junho 23, 2024
24.9 C
Lisboa
More

    Malawi: Reunião do Conselho de ministros da SADC inicia hoje

    Logotipo da SADC (ANGOP)
    Logotipo da SADC (ANGOP)

    Lilongwe – A 33ª reunião do Conselho de ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que vai reunir 14 chefes da diplomacia dos países membros da organização, inicia hoje (quarta-feira) em Lilongwe, capital Malawi, para preparar a agenda de trabalhos da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, prevista para os dias 17 e 18 do corrente mês, nesta cidade.

    De acordo com a agenda adoptada (terça-feira) pelos peritos da região austral, reunidos desde sábado, os ministros vão analisar o estado actual do processo de integração económica regional, nomeadamente a zona de comércio livre, a união aduaneira e a cooperação com outras organizações regionais para o desenvolvimento e mobilização de recursos.

    O documento prevê ainda a análise do dossier sobre a retomada das funções do Tribunal da SADC, interrompidas desde 2000 e avaliação dos investimentos em infra-estruturas e a execução de programas no âmbito da União Africana e da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), uma iniciativa que visa mudar a actual realidade do continente.

    Apreciar o relatório de actividades desenvolvidas pelo secretariado executivo, desde a última Cimeira realizada em Agosto de 2012,bem como a eleição do secretário executivo da SADC, após dois mandatos levados a cabo pelo moçambicano Tomaz Salomão, constam igualmente da agenda da Cimeira.

    Sobre este assunto existem em dois candidatos, sob anonimato, um das Ilhas Seychelles e outro da Tanzânia que deverão concorrer para o processo de selecção neste encontro de Malawi.

    O ministro angolano do Planeamento, Job Graça, vai representar nesta reunião o chefe da diplomacia, Georges Chikoti.

    A delegação angolana é integrada ainda pela ministra do Comércio, Rosa Pacavira, pelos secretários de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, dos Transportes, José João Kovingua, do Tesouro, Leonel Silva, bem como a secretária executiva da SADC, Beatriz de Morais, e o embaixador angolano em Moçambique, Isaías Vilinga.

    Fazem parte da SADC Angola, África do Sul, Botswana, Zâmbia, Zimbabwe, Tanzânia, República Democrática do Congo, Moçambique, Malawi, Lesotho, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Namíbia, Swazilândia e Madagáscar, estando este último suspenso da organização. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Extrema direita avança como favorita nas eleições legislativas da França

    A apenas uma semana do primeiro turno das eleições legislativas na França, a extrema direita lidera as pesquisas e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema