Domingo, Maio 26, 2024
21.7 C
Lisboa
More

    Malawi: Integração regional constitui veículo fundamental para desenvolvimento económico

    Bandeira dos países membros da SADC  (ANGOP)
    Bandeira dos países membros da SADC
    (ANGOP)

    Lilongwe  – O director para Política, Planificação e Mobilização de Recursos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o moçambicano Ângelo Eduardo Mondlane, afirmou terça-feira, em Lilongwe (Malawi), que o estabelecimento de uma maior integração regional é fundamental para ajudar os países da região aumentarem a sua competitividade e diversificarem a sua economia.

    Em conferência de imprensa à propósito da agenda de trabalhos adoptada pelos ministros dos Estados-membros, Ângelo Eduardo Mondlane considera ser através da inclusão regional que os 15 países da SADC têm a oportunidade de alcançarem o tão almejado desenvolvimento económico e social, abrangente para a redução da pobreza que ainda grassa pela sub-região do continente.

    Para o responsável, ao integrarem as suas economias, o bloco dos 15 países terão um mercado transnacional interligado e maior para facilitar as trocas comerciais e concretizar o potencial de crescimento que têm, investindo assim no alargamento de infra-estruturas adequadas e eficientes para a ajudar as economias.

    Disse que, apesar das diferenças que persistem entre as economias dos países da SADC, este processo é um veículo que permitirá aumentar os níveis da livre circulação de pessoas e bens.

    “Com o aumento das trocas comerciais entre os países, os processos de produção serão mais rentáveis, permitindo assim diversificar a economia na região e fazendo com que os países participantes deste processo partilhem os benefícios”, referiu.

    “A integração está a ocorrer gradualmente, visto tratar-se de um processo que leva tempo”, lembrou, sublinhando, que os países membros já começaram a concretizar os processos de livre circulação de bens entre si, o que tem vindo facilitar a promoção de negócios por parte dos seus respectivos cidadãos.

    Ângelo Mondlane afirmou que o Plano Indicativo Estratégico da região contém as metas e prioridades nesta área de integração regional, sendo uma delas a Zona de Livre Comércio da SADC, lançada em 2007, visando integrar as economias dos países e reforçar a industrialização rápida na sub-região do continente.

    Aproveitou ainda para alertar para a importância de os países cumprirem o compromisso que assumiram, para que possam concretizar todas as fases deste programa, nomeadamente a eliminação das tarifas sobre os bens produzidos na região e a promoção da sua circulação.

    “É um processo que leva o seu tempo. Não é automático, nem tão-pouco administrativo”, referiu, concluindo que são os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral quem saem a ganhar, independentemente de uns terem economias mais emergentes do que outros.

    Peritos de 14 países membros da SADC aprovaram terça-feira a agenda de trabalhos do Conselho de Ministros Que vai preparar a 33ª Cimeira chefes de Estado e de Governo da SADC, prevista para 17 e 18 deste mês em Lilongwe.

    Fazem parte Angola, África do Sul, Botswana, Zâmbia, Zimbabwe, Tanzânia, República Democrática do Congo, Moçambique, Malawi, Lesotho, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Namíbia, Swazilândia e Madagáscar, estando este último suspenso da organização.

    A população conjunta destes países aproxima-se aos 210 milhões de habitantes, sendo o Produto Interno Bruto (PIB) da região estimado em 700 biliões dólares (70 biliões de kwanzas). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema