Terça-feira, Maio 28, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Malawi: Banda assume risco político da luta anti-corrupção

    Presidente do Malawi, Joyce Banda (Foto: Pedro Parente)
    Presidente do Malawi, Joyce Banda (Foto: Pedro Parente)

    Blantyre – A presidente malawí Joyce Banda admitiu nesta sexta-sexta que tomou um “risco político” ao lançar uma campanha anti-corrupção, quando se aproxima a eleição presidencial de 20 de Maio de 2014.

    “Tomei um risco político ao lançar o combate contra a corrupção cinco meses antes das eleições. Mas a luta contra a corrupção deve ir em primeiro, enquanto ganhar as eleições vem em segundo lugar para mim”,  disse Banda durante a cerimónia de rezas  ecuménicas do Novo Ano.

    Joyce Banda, que chegou ao poder em Abril de 2012 por causa da morte do presidente Bingu wa Mutharika (do qual ela era vice-presidente, antes de passar para oposição), deverá enfrentar o seu primeiro teste eleitoral com as presidenciais de 20 de Maio.

    No seu governo foi sacudido por um grave caso de corrupção nos últimos meses o que levou os doadores internacionais a suspender 150 milhões de dólares (USD 1.00 equivale a Kz 100.00) de ajuda até que esse assunto seja resolvido.

    Banda exonerou em Outubro de 2013 altos responsáveis da sua equipa, dos quais o ministro das Finanças Ken Lipenga e o ministro da Justiça Ralph Kasambara.

    Um bilhão de kwachas (três milhões de dólares) que foram depositados numa sociedade fantasma, segundo oBureau anti-corrupção.

    Joyce Banda disse que ela foi ameaçada de morte, e foi fortemente incitada a fazer parar o inquérito no qual está implicado numerosos funcionários e empresas, acusadas de terem metodicamente limpado as caixas do Estado. Segundo o Procurador, um terço do rendimentos do país, já muito pobre, e também roubado.

    As acusações vão iniciar antes do final do mês de Janeiro, disse nesta sexta-feira a a presidente, apelando os seu votos a formação de tribunais especiais.

    Um grupo católico da defesa dos direitos humanos acusou em Dezembro de 2013 Joyce Banda de fazer “parte integrante” do sistema de corrupção, o que formalmente desmentiu o ministro de Informação Brown Mpinganjira, qualificando essas alegações de incorrectas e (não) verdadeiras” e suspeita os seus autores de estarem por atrás de ideias políticas. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema