O vice-ministro da Administração do Território para os Assuntos Eleitorais, Adão de Almeida, revelou na sexta-feira que 50 mil cidadãos por dia fazem a sua actualização do registo eleitoral em todo o país, estando já registados um milhão e trezentos mil eleitores.
Adão de Almeida, que apresentou os dados durante a campanha especial de actualização eleitoral dirigida às mulheres, adiantou que o objectivo para o final deste mês é elevar a média diária para 70 mil registos.
O vice-ministro explicou que as províncias que mais produzem são Luanda e Huíla, fazendo a primeira a cerca de 12 mil registos diários e a segunda 10 mil. Referiu que estão ainda para entrar em funcionamento 40 brigadas das 406 previstas.
O registo eleitoral começou a estender-se às localidades mais distantes e há regiões onde foram já confirmados todos os eleitores. “Neste momento, o balanço é cada vez melhor. A capacidade técnica de mobilização e o nível de consciencialização dos eleitores estão melhor. Os números dão-nos a certeza disso”, afirmou. No quadro da intensificação da campanha de actualização do registo eleitoral, o Ministério da Administração do Território está a sensibilizar a sociedade para aderir ao processo que além do recenseamento dos cidadãos que completem 18 anos até Dezembro deste ano prevê a actualização dos dados dos eleitores registados em fases anteriores. Durante a fase de certificação dos dados, os eleitores estão a indicar os locais onde pretendem votar, facilitando a elaboração dos mapas das assembleias e mesas de voto com base dos cadernos eleitorais. O processo, que decorre desde Julho e termina em Dezembro, tem como objectivo habilitar os cidadãos angolanos para participarem nas próximas eleições.
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Paulo Mulaza