Quinhentos e trinta e um cartões de eleitor estão retidos na Comissão Nacional Eleitoral (CNE) do Soyo (CNE) a espera de levantamento pelos respectivos utentes, para servirem no acto eleitoral previsto para 31 de Agosto do corrente ano.
A informação foi hoje (quarta-feira) prestada à emissora local da Rádio Nacional de Angola (RNA) pelo comissário da CNE e ex-coordenador da Comissão Executiva Municipal do Soyo para o Processo Eleitoral, Miguel Maria Garcia, que manifestou-se preocupado, tendo em conta a aproximação da data de votação.
“Pedimos aos utentes dos documentos em causa para se dirigirem, com urgência, à CNE/Soyo, no sentido de procederem os respectivos levantamentos, evitando o risco de os candidatos deixarem de votar na data prevista”, alertou.
De acordo com o responsável, os cidadãos não receberam os documentos oportunamente, numa altura que o órgão não dispunha do material, emitindo-se na mesma os documentos, para economia de tempo, com a recomendação estrita do levantamento dos cartões finais nos dias seguintes.
Miguel Garcia apela aos partidos políticos, sobas, igrejas, escolas e outras autoridades para que a mensagem atinja os interessados, “evitando desta forma que os cidadãos em causa deixem de cumprir o seu dever sagrado de votar”.
Informou ainda que a CNE/Soyo recebe constantemente cartões de eleitor achados na via pública, pressupondo que os documentos continuam a servir de identificação normal, nos actos de tratamento de diversos assuntos sociais ou económicos.
“Reiteramos esclarecer que o cartão do eleitor de cada um deve permanecer bem guardado em casa, até ao dia do acto do voto (31 de Agosto). O cartão de eleitor não é documento para identidade geral”, sublinhou.
A CNE/Soyo, de acordo com o plano nacional, tem a máquina afinada para a realização da campanha de educação cívica eleitoral, até ao final do corrente mês, seguindo-se da divulgação e consultas dos cadernos eleitorais e localização das assembleias de voto.
No município do Soyo, com quatro comunas, estão previstos mais de 60 assembleias de voto, entendendo-se que cada uma é constituída num mínimo de três mesas e um máximo de cinco.
FONTE: Angop