Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Mais de 200 civis sul-sudaneses se afogam quando fugiam dos combates de barco

    (DR)
    (DR)

    Juba – Mais de 200 civis que fugiam dos combates no Sudão do Sul afogaram-se nesta terça-feira quando o barco no qual viajavam afundou, indicou à AFP Philip Aguer, um porta-voz do exército.

    “Há entre 200 e 300 pessoas (afogadas), incluindo mulheres e crianças. O barco estava sobrecarregado”, declarou o porta-voz militar Philip Aguer. “Todos se afogaram. Estavam a fugir dos novos confrontos em Malakal”, a capital do estado petrolífero do Alto Nilo, acrescentou.

    Em Malakal, assim como noutros pontos do país, os rebeldes estão a realizar um ataque para tentar tomar a cidade.

    “Há combates dentro e nos arredores de Malakal”, declarou o chefe de operações humanitárias da ONU, Toby Lanzer, estimando que o número de refugiados na base da ONU na zona passou de 10 para 19 mil pessoas.

    O exército indicou, por sua vez, que há intensos combates no sul de Bor, a capital do estado de Jonglei (leste), o centro dos confrontos desde meados de Dezembro. O exército tenta retomar o controlo da cidade, nas mãos dos rebeldes.

    “Estamos a avançar em direcção a Bor e ocorreram combates muito intensos na noite de segunda-feira”, declarou Aguer. O porta-voz do exército negou, no entanto, que os rebeldes tenham tomado o porto de Mongalla, a 50 km de Juba, a capital sul-sudanesa, na rota em direcção a Bor.

    Os combates, provocados pela rivalidade entre o presidente Salva Kiir e o seu ex-vice-presidente Riek Machar, destituído em Julho e agora líder dos rebeldes, já causaram mais de 400 mil deslocados e mais de mil mortos, segundo a ONU.

    Kiir acusa Machar e os seus simpatizantes de terem tentado dar um golpe de Estado. Riek Machar nega esta acusação e acusa o presidente de querer eliminar os seus rivais. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema