Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
10.3 C
Lisboa
More

    Mais de 100 mil pessoas estão desaparecidas em todo o mundo

    Mais de 100 mil pessoas em todo o mundo estão desaparecidas, a maioria devido aos conflitos mundiais, segundo o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

    A informação foi prestada na segunda-feira no comité dos direitos Humanos da ONU por uma conselheira daquela instituição, Agnes Coutou, que sublinhou o facto de este ser o maior número já registado pela Cruz Vermelha.

    “Sabemos que esta é a ponta do iceberg e que representa apenas uma fração daqueles que são dados como desaparecidos devido a conflitos passados e atuais”, sublinhou a responsável.

    O Comité Internacional da Cruz Vermelha trabalha com as famílias de pessoas desaparecidas e autoridades em mais de 40 países afetados por conflitos.

    “As pessoas desaparecidas moldam a história das famílias, comunidades e sociedades profundamente”, afirmou Coutou. “As consequências não resolvidas dos conflitos estendem-se por décadas e podem dificultar as perspetivas de paz”, acrescentou.

    A mesma responsável salientou que as guerras de hoje envolvem indivíduos e grupos de vários países, o que multiplica o número de pessoas afetadas e envolvidas em casos de pessoas desaparecidas.

    A dimensão transnacional da questão das pessoas desaparecidas é particularmente clara no caso das migrações, “à medida que milhares e milhares de pessoas que fogem dos conflitos também desaparecem nos países de trânsito e destino, defendeu.

    Coutou afirmou ainda que o Comité Internacional da Cruz Vermelha defende medidas preventivas, como o registo de todas as pessoas que estão detidas, permitindo que estas contactem as suas famílias, e expressou esperança de que muitos países-membros da ONU respondam positivamente a este apelo. (Notícias ao Minuto)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder do PSD de Portugal aposta em cortes de impostos para vencer eleições antecipadas

    O principal candidato de Portugal ao cargo de primeiro-ministro, Luís Montenegro, espera que sua promessa de cortes de impostos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema