O primeiro franchising totalmente angolano denominado Magnata Coffee Bar, envolvendo um investimento de USD 43 milhões foi apresentado em Luanda e, segundo os seus promotores, quer tornar-se numa mais-valia para o sector comercial no país.
O presidente da Magnata Group, Fernandes Pereira, que apresentou o plano de negócios, referiu que com este franchising, o primeiro made in Angola, ‘concretizamos a intenção de inclusão social, absorvendo os agentes económicos do sector informal pela economia formal, canalizando recursos técnicos, financeiros, materiais e humanos para as províncias, criando condições para que todos beneficiem do clima de paz e dos frutos da Reconstrução Nacional e do desenvolvimento do país’.
Fernandes Pereira acrescentou que nestes 10 anos de paz muito foi feito mas que muito ainda há por fazer e que ‘todos aspiramos, e temos direito, a uma vida melhor’, referindo que ‘o franchising Magnata Coffee Bar é o nosso modesto mas empenhado contributo para uma Angola mais desenvolvida’.
O projecto, segundo Fernandes Pereira, vai criar entre 16 a 20 mil empregos directos e indirectos em todo o país.
FRANQUIAR 600 QUIOSQUES EM TODO O PAÍS
O secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Armando Manuel, que falou do conceito de franchising e vantagens da sua implementação em Angola, disse que o projecto, que vai fazer a franquia de 600 quiosques em diversos pontos do país, constitui uma mais-valia pois dará emprego e promoverá a inclusão social’, sendo que os primeiros vão ser abertos na renovada Baía de Luanda.
Segundo Armando Manuel, com o uso da franquia pelo franquiado este obterá alguns benefícios como o uso da marca, licença e troca de royalites, o que se vai traduzir em ganhos tecnológicos e de knowhow.
ROYALTIES ENTRE USD 35 MIL E USD 60 MIL
Para Paixão Júnior, presidente do Conselho do BPC, que falou do papel da banca no apoio ao desenvolvimento de negócios, os franquiados, ao aderirem ao projecto, vão poder pagar royalties que se situam entre os USD 35 mil e os USD 60 mil, a serem pagos em até cinco anos.
O presidente do conselho de administração do BCI, Filomeno Ceita, que interveio igualmente na cerimónia de apresentação do projecto, disse que ‘o franchising é um fenómeno comercial, económico e também financeiro que podemos considerar recente, apesar de haver manifestações que podem ser consideradas deste fenómeno, no fim do século XIX mas o franchising só deve ser considerado como tal, em termos de conceito, depois da segunda guerra mundial’.
Salientou que a expansão do franchising foi espectacular a partir daí até ao fim do século XX em países como os EUA, Canadá e Coreia do Sul e Brasil, onde, até aos nossos dias, o franchising tem um peso entre 10% a 18% dos respectivos PIB.
O Magnata Group é uma empresa de direito angolano que actua no mercado há mais de 10 anos nos sectores da construção civil e investimentos imobiliários, incluindo no seu quadro de pessoal 135 trabalhadores. O Banco de Poupança e Crédito (BPC) e o Banco de Comércio e Indústria (BCI) são os financiadores do projecto e a quem os interessados em adquirir uma franquia se deverão dirigir para obter o respectivo financiamento.
FONTE: O País