Sábado, Julho 20, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    Macron defende autonomia estratégica da União Europeia face às tensões EUA-China

    O presidente francês Emmanuel Macron exortou a Europa a desenvolver mais autonomia estratégica como forma de evitar o risco de transformar os países da UE em “vassalos” no caso de uma crise global, como um confronto EUA-China.

    “A autonomia estratégica deve ser a batalha da Europa. Não queremos depender dos outros para questões críticas” disse Macron numa entrevista, publicada no domingo, citando questões como a situação em Taiwan, energia, defesa, mídia social e inteligência artificial.

    Em relação a Taiwan, o presidente francês acrescentou que a Europa não tem interesse numa aceleração da crise política e deve seguir uma estratégia independente tanto de Washington quanto de Pequim.

    Macron alertou contra o que chamou de “extraterritorialidade” do dólar americano, o que poderia forçar as empresas europeias a renunciar a fazer negócios com terceiros países ou arriscar violações de sanções.

    “Se as tensões entre as duas superpotências esquentarem… não teremos tempo nem recursos para financiar a nossa autonomia estratégica e nos tornaremos vassalos”, disse Macron.

    Durante a visita de Macron à China, viajando com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ele procurou delinear uma diferença nas relações em relação à abordagem mais dura dos EUA a Pequim. A Europa procura encontrar um equilíbrio envolvendo-se com a China no comércio e investimento, exigindo respeito pelos direitos humanos e soberania territorial para a Ucrânia, entre outros.

    Macron disse que a Europa não deve acelerar o conflito, mas aproveitar o tempo para construir a sua posição como um terceiro polo entre a China e os Estados Unidos, em comentários ao jornal francês Les Echos e ao Político feitos durante sua visita à China.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Apagão global afeta companhias aéreas, bancos e hospitais

    Um dos maiores apagões cibernéticos registrados nos últimos anos afetou várias atividades nesta sexta-feira (19) em todo o planeta,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema