O atual presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, de 85 anos, do Partido Democrata Senegalês, (PDS), no poder desde 2002, reconheceu no final da noite deste domingo sua derrota no segundo turno das eleições presidenciais e felicitou Macky Sall pela conquista, de acordo com televisão pública local.
Sall de 50 anos, do partido Aliança para a República, (APR), é seu ex-primeiro-ministro e chegou mesmo a ser presidente de campanha de Wade, em 2007. Ele era o favorito desse pleito, tendo recebido o apoio dos doze candidatos derrotados no primeiro turno, há um mês. No entanto, um resultado oficial não será anunciado antes na terça-feira.
Milhares de pessoas reuniram-se em frente à sede de seu escritório de campanha, na capital Dacar aos gritos de “Macky presidente”. O candidato aparece em primeiro lugar na maioria das secções eleitorais contabilizadas até à noite de domingo. Mais de 5 milhões de pessoas foram chamadas às urnas em um clima de calma, apesar dos incidentes registrados durante a campanha para o primeiro turno, do qual Wade saiu vencedor com 34,81% de aprovação.
Apoiado por organizações civis e movimentos jovens, Sall omprometeu-se a realizar uma verificação completa das contas públicas caso eleito. Em seu programa intitulado «Yoonu Yokkuté», (O caminho para o desenvolvimento), ele propõe uma série de medidas sociais e a criação de meio milhão de empregos para os jovens.
Fonte: RFI