Terça-feira, Maio 28, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Luto: Morreu jornalista João Serra da Agência Noticiosa Lusa

    O jornalista João Serra, um percursores do moderno jornalismo angolano. Foto: revista Factual
    O jornalista João Serra, um dos percursores do moderno jornalismo angolano.
    Foto: Dias dos Santos

    Luanda  – O jornalista e escritor João Serra morreu, domingo, em Luanda, vítima de doença, segundo o Ministério da Comunicação Social, numa nota de imprensa enviada hoje à Angop.

    O referido Departamento Governativo considera, no comunicado, assinado pelo titular do sector, José  Luís de Matos, ser com “profunda consternação e pesar” que tomou conhecimento da morte desse profissional  que dedicou a sua carreira ao jornalismo e às letras angolanas.

    Nesta hora de luto e de dor pela perda de um profissional de jornalismo, o Ministério da Comunicação Social apresenta à família enlutada as suas condolências.

    João Serra começou a sua actividade como repórter do diário vespertino “ABC”, nos anos 60. Trabalhou no Jornal “Diário de Luanda”, cuja redacção integrou no período de transição para a Independência de Angola e até 1977.

    O filho do escritor Luandino Vieira, João Serra e Zézé Gamboa, no lançamento do livro "De rios velhos e guerrilheiros, em Lisboa. Foto: revista Factual
    O filho do escritor Luandino Vieira, João Serra e Zézé Gamboa, no lançamento do livro “De rios velhos e guerrilheiros, em Lisboa.
    Foto: Dias dos Santos

    Foi jornalista do “Jornal de Angola” e da revista “Novembro” e também teve uma passagem, em 1975, pela então Emissora Oficial, hoje Rádio Nacional de Angola (RNA).

    Nos anos 90, foi delegado da Agência Noticiosa Portuguesa Lusa em Luanda e Maputo, órgão de informação no qual acabou por se reformar.

    João Serra, pseudónimo de João Alberto Martíns, nascido em Faro (Portugal) em 19/06/1951, foi signatário em 10  de Novembro de 1975 da proclamação da União dos Escritores Angolanos (UEA) e tem publicados poemas e crónicas em vários órgãos de informação de língua portuguesa.

    Também, integrou o grupo de jovens artistas plásticos que nos anos 60 lançou o Salão de Arte de Luanda.  (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema