Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Lula recua sobre eventual detenção de Putin

    “Quem decide é a justiça, não o governo”, declarou o presidente, mas questionou adesão do Brasil ao TPI

    Afinal, o que Lula disse de Putin não é bem assim. Depois de ter afirmado no fim de semana que o presidente russo não corria qualquer risco de detenção se viesse à cimeira do G20, no Rio de Janeiro, em 2024, o tiro foi retificado.

    O presidente brasileiro declarou, esta segunda-feira, que cabe à justiça do Brasil decidir se o líder russo pode ou não ser detido, se se deslocar à cimeira. “Eu não sei se a justiça brasileira vai prender. Isso quem decide é a justiça, não é o governo, nem o parlamento”, declarou.

    Lula foi mais longe: questionou a adesão do Brasil ao tratado que fundou o Tribunal Penal Internacional, que acusa Putin de crimes de guerra.

    “Eu quero saber porque é que nós entrámos. A Índia não entrou, a China não entrou, os Estados Unidos não entraram, a Rússia não entrou… Eu vou saber porque é que o Brasil entrou”, resumiu.

    O presidente russo é alvo de um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional, sob acusações relacionadas com a deportação de crianças ucranianas.

    Putin não participou no encontro do G20 que decorreu na Índia, nos últimos dias, enviando em seu nome o responsável diplomático, Sergei Lavrov.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Nvidia torna-se empresa mais valiosa da bolsa do mundo

    A fabricante de semicondutores Nvidia se tornou, nesta terça-feira (18), a empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema