Terça-feira, Julho 16, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    Lula elogia sucesso da nação angolana

    O Presidente da República José Eduardo dos Santos recebeu, ontem, em audiência Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-Presidente da República Federativa do Brasil. No encontro, de carácter privado, José Eduardo e Lula da Silva trocaram impressões sobre questões relacionadas com o propósito da sua vinda a Angola.
    Luiz Inácio Lula da Silva, que regressou ontem à noite ao Brasil, veio a Luanda no quadro das actividades alusivas ao X aniversário do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA). O ex-Presidente brasileiro foi orador numa conferência, na sala II do Palácio dos Congressos, subordinada ao tema “Desenvolvimento do Brasil: Um Modelo Possível para África”, organizada pelo CEEA em parceria com a Odebrecht.
    As relações entre Angola e o Brasil durante o consulado de Luíz Inácio Lula da Silva (cumpriu dois mandatos) no Palácio do Planalto foram marcadas por grandes avanços quer no plano da cooperação bilateral, quer nas relações internacionais. Em Janeiro de 2010, o Presidente José Eduardo dos Santos visitou Brasília, em visita oficial, tendo durante a mesma rubricado um protocolo de cooperação financeira e uma declaração conjunta sobre o estabelecimento de uma Parceria Estratégica.
    No plano das relações internacionais, Lula e José Eduardo dos Santos defenderam posições comuns no sentido da viabilização de “reformas profundas” nas Nações Unidas. Recordamos que foi ainda no mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que José Eduardo dos Santos manifestou apoio à candidatura do Brasil a membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
    Luiz Inácio Lula da Silva foi sucedido na presidência do Brasil pela candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Russef.
    Também ontem, o Presidente José Eduardo dos Santos recebeu, em privado, Emílio Odebrecht, presidente do Grupo empresarial Odebrecht.
    Antes devisitar Angola, o antigo Presidente brasileiro discursou na qualidade de convidado, na cimeira da União Africana, que terminou ontem na Guiné Equatorial. Lula da Silva centrou o seu discurso na necessidade da redução da pobreza no mundo. Defendeu uma melhor distribuição de riqueza entre os povos, nem que seja apenas para que não falte as três refeições básicas a cada pessoa no mundo.

    in JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    África do Sul arrecadará US$ 2,4 bilhões com o Pacto Climático este ano

    O Tesouro Nacional da África do Sul disse que espera que até 2,4 bilhões de dólares ingressem no país...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema