Sábado, Junho 15, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Luanda forma voluntários para a campanha

    Uma acção de formação sobre os cuidados e formas de vacinação contra a poliomielite está desde ontem a ser frequentada por 1.004 jovens do município do Sambizanga, em Luanda.
    A acção de formação, que hoje termina, decorre em simultâneo nas três comunas do município e tem em vista a campanha de vacinação que decorre na capital angolana entre sexta-feira e domingo.
    A acção formativa é promovida pela repartição da saúde do Sambizanga e ministrada por técnicos e médicos das unidades sanitárias públicas da circunscrição, sob a orientação da responsável local da saúde, Afra João.
    “Estamos a formar vacinadores para abrangerem todas as comunas do Sambizanga, dentro do programa da estratégia comunitária, no âmbito da qual os protagonistas da campanha contra a poliomielite passam a ser os próprios moradores”, explicou a médica.
    Afra João adiantou que os voluntários estão a receber algumas indicações sobre como devem ser ministradas as gotas e que respostas darem a possíveis perguntas dos pais ou encarregados de educação.
    Satisfeita com a adesão de voluntários adultos, ao contrário das anteriores fases em que se registou um grande número de adolescentes a fazerem a campanha, adiantou que, no total, o município funciona com 1.562 vacinadores agentes comunitários que devem imunizar 158.582 crianças.
    Desde Novembro que não há registo de casos de poliomielite em Luanda.

    Imunização na Maianga

    No município da Maianga, 1.080 pessoas, entre vacinadores, mobilizares e supervisores vão vacinar cerca de 83. 275 crianças.
    Segundo a chefe da repartição municipal da Saúde, Maria José, a campanha abrange os menores dos cincos anos de idade e é feita em moldes diferentes das anteriores, uma vez que cada administração municipal passou a coordenar o seu território.
    A acção de formação dos agentes envolvidos começou na segunda-feira, para garantir o êxito da campanha de vacinação.
    A chefe de repartição municipal da Saúde acrescentou que a repartição municipal de Saúde reuniu-se, na semana passada, com os presidentes das comissões de moradores e coordenadores de bairro, para sensibilizarem os pais e encarregados de educação. A poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, é uma doença que ataca sobretudo a espinal-medula e os membros inferiores.
    O município da Maianga, em Luanda, tem uma população estimada em 852.271 habitantes e uma densidade populacional de 39.505 pessoas por quilómetro quadrado, distribuídas pelas comunas da Maianga (sede), Cassequel, Prenda e Rocha Pinto.

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Número de falências na Alemanha dispara

    No primeiro trimestre de 2024, 5.209 empresas declararam falência na Alemanha, segundo o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) –...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema