Sábado, Setembro 23, 2023
15.3 C
Lisboa
More

    Luanda e Roma reforçam laços

    O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, visita proximamente a Itália, para o relançamento da cooperação entre os dois países, anunciou em Roma o embaixador de Angola naquele país, Florêncio de Almeida.
    Ao discursar no acto que assinalou o décimo aniversário da paz em Angola, o embaixador agradeceu ao povo e governo italianos pelo seu contínuo apoio, mesmo nos momentos mais difíceis, recordando que a Itália sempre esteve na primeira linha de apoio aos nacionalistas angolanos, sendo o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência nacional.
    Em relação ao 4 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional, o diplomata angolano, que representa também o país junto das agências das Nações Unidas, em Roma, garantiu que a data revela a maturidade do povo angolano, abrindo caminho à convivência na tolerância e no respeito pela diferença.
    Há dez anos, frisou, o povo angolano renunciou à guerra e enveredou pela reconciliação nacional. “Passados dez anos deste momento histórico, a par do 11 de Novembro de 1975, Angola inscreve agora o 4 de Abril entre as efemérides que vinculam a sua identidade e o seu ideal de liberdade”, acrescentou.
    O diplomata angolano disse que, com o fim do conflito militar, uma nova e decisiva página se abriu na história de Angola, que prima pela consolidação da unidade, reconstrução e desenvolvimento nacional.
    Depois de alcançada a paz, o objectivo principal do governo tem sido a constante busca pela melhoria das condições de vida do povo e, para esse efeito, vem sendo conduzido desde 2008 um ambicioso programa de reconstrução para repor as infra-estruturas destruídas pela guerra e reorganizar a economia.
    Por outro lado, o diplomata informou que graças à normalização da vida política, Angola vai realizar novas eleições gerais no terceiro trimestre do presente ano e autárquicas em 2014, antecedidas do censo geral da população em 2013.
    O embaixador Florêncio de Almeida afirmou que Angola é um país estável, em que vale a pena investir.
    Por seu lado, o director-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, Giandomenico Magliano, que representou o titular da pasta, Giulio Terzi di Sant’Agata, reiterou a amizade entre Angola e a Itália, demonstrada pelo convite que o seu país endereçou ao Presidente José Eduardo dos Santos para participar na cimeira do G8, que decorreu na localidade de Aquila, em 2008.
    Na cerimónia, foi apresentado o vídeo “Angola faz-se em Paz”, produzido pelo GRECIA (Grupo de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional da Administração), que retrata os benefícios da paz na área económica e social. Durante as comemorações dos dez anos de paz foi celebrada uma missa de acção de graças, por iniciativa das embaixadas de Angola junto da Santa Sé e do Estado italiano.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Papa Francisco alerta para “crueldade” de situação de migrantes em Itália

    O Papa Francisco defendeu esta sexta-feira que a situação dos migrantes em Itália revela “crueldade”, o início de uma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema