Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Lixeiras a céu aberto: um risco para a saúde pública

    A Juventude Ecológica de Angola (JEA), através do seu porta-voz, José Silva, manifesta-se preocupada com a proliferação de lixeiras na cidade de Luanda. “Persistem as lixeiras a céu aberto, principalmente nas zonas suburbanas, em distritos como Sambizanga e nos municípios de Viana e Cacuaco”, referiu o ambientalista.

    Para a fonte citada, o cenário actual resulta da falta de capacidade das operadoras de recolha de resíduos, tendo referido que em alguns casos trata-se mesmo de “desorientação” das empresas vocacionadas para o serviço.

    Para inverter a situação, o nosso interlocutor defende a evolução para um sistema integrado de produção, deposição e recolha do lixo.

    Importa realçar que em Março deste ano o Governo Provincial de Luanda lançou um novo sistema de recolha de lixo, através do qual surgiram pequenas empresas que vão coleta de resíduos porta-a-porta, inclusive nas zonas de difícil acesso. José Silva realça que a ideia da criação de brigadas já foi apresentada em 2005 e 2008, mas “falhou”. “Tudo é muito bom quando é pensado, mas a questão essencial é a execução”, frisou.

    Fonte: O País

    “Em alguns bairros a situação é lamentável. Há casos em que as operadoras recolhem o lixo nas zonas urbanas e depositam em áreas suburbanas, contribuindo para a criação de lixeiras”, denunciou.

    Quanto aos catadores de lixo, o porta-voz da JEA realça que a situação resulta da pobreza em que muitos cidadãos estão mergulhados.

    “É um perigo para a saúde pública, porque estes cidadãos fazem este trabalho sem nenhuma protecção e têm contacto com resíduos químicos ou tóxicos”, acrescentou José Silva, acrescentando que o maior risco prende-se com o material contaminado de resíduos hospitalares, que resultam do trabalho de centros médicos da periferia.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema