
Um livro de pesquisas académicas é lançado, em Novembro, pelo Ministério da Educação, anunciou, na sexta-feira, em Luanda, o titular da pasta, na abertura de um congresso sobre pesquisa e tecnologia, que terminou no sábado.
No livro, com 51 pesquisas em 500 páginas, são apresentadas várias ilustrações na área da informática, construção civil, electricidade, mecânica, administração e gestão, frio e climatização e contabilidade.
O ministro referiu que o livro, com conteúdos saídos do congresso, é apresentado na Feira Educação – Angola.
“O livro vai abordar pesquisas realizadas pelos próprios estudantes, principalmente por aqueles que frequentam os Institutos Médios Politécnicos, de administração e gestão”, sublinhou Pinda Simão.
Os alunos, afirmou, têm provado que é possível transformar uma ideia em conteúdo concreto em prol da sociedade. O livro é editado em parceria com a Ok Technology.
Recomendação
Pinda Simão pediu aos professores e directores de escolas que apostem, cada vez mais, em pesquisas para o país “crescer pelas mãos angolanas”. A realização do primeiro congresso de pesquisa e tecnologia, disse, permite aplicar inovações em pesquisas que vão contribuir para o desenvolvimento técnológico de Angola.
“O congresso é motivo de orgulho para o Ministério da Educação e sinal de que estamos a trilhar caminhos para um futuro melhor”, declarou.
Este encontro, referiu, permite que se conheça o resultado de pesquisas que podem ser expandidas e aplicadas nos sectores administrativo, industrial, da construção civil e da informática.
O congresso teve o objectivo de incentivar a cultura de pesquisa, pela apresentação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, “com enfoque no empreendedorismo e nos projectos tecnológicos, possibilitando espaços de informação, interação e de oportunidades de negócios”.
O encontro serviu, também, para “promover o intercâmbio de conhecimentos científicos entre alunos e professores dos vários institutos do país e estimular a inspiração para se encontrarem soluções para o desafio do empreendedorismo”.
O primeiro congresso sobre tecnologia e pesquisa teve mais de cem participantes, entre professores, directores e estudantes de vários Institutos Médios Politécnicos.
Edivaldo Cristóvão
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Paulo Mulaza