Luena – A circulação entre Luena (Moxico) e Saurimo (Lunda-Sul) está interrompida desde quinta-feira última devido ao desabamento da ponte metálica sobre o rio Cassai, 90 quilómetros da cidade capital da província do Moxico.
O desmoronamento da ponte foi provocado por negligência dos condutores de dois camiões da empresa ferroviária chinesa CR-20, carregados de britas e que atravessavam sem dar um intervalo, tendo em conta o estado obsoleto da infra-estrutura. O incidente não causou vítimas humanas.
O vice-governador para Esfera Técnica e Infra-estruturas, Manuel Lituai, que se deslocou ao local, considerou a situação “desagradável”, pelo facto da via ser a única por onde passam os camiões de mercadorias para a cidade do Luena.
Disse que em primeira instância vai se retirar os dois camiões que provocaram o desabamento da ponte, sem descartar responsabilizar à empresa, por negligência, pois, “dois carros de alta tonelagem estiveram no meio da ponte”.
Sem avançar um período para a recuperação da ponte, o dirigente solicitou apoios quer de empresas de construção civil sedeadas na cidade do Luena quer em Saurimo, para em poucos dias se repor a normalidade.
O momento é aproveitado por jovens que transportam bagagens e crianças de menor idade, de uma margem do rio para outra, cobrando 200 a 500 kwanzas. Dezenas de viaturas, incluindo sete cisternas de combustível com destino para a cidade do Luena estão retidas no outro lado do rio.
Fonte: Angop