Terça-feira, Junho 25, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Líderes da CGG apresenta moção de agradecimento ao Presidente angolano

    (DR)
    (DR)

    Malabo  – Os Chefes de Estado e de governo da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) apresentaram sábado, em Malabo, Guiné Equatorial, uma moção de agradecimento ao Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, na qualidade presidente cessante deste organismo regional africano.

    O facto vem expresso no comunicado final, a que a Angop teve acesso, produzido no termo do encontro de sábado dos líderes ou seus representantes da Comissão.

    Os Chefes de Estado e de governo, de acordo com o documento, encorajaram a necessidade da harmonização das legislações dos estados membros em matéria de segurança marítima.

    A nota ressalta ainda que os Chefes de Estado apelaram aos estados membros a cumprirem com as suas obrigações no concernente as contribuições para o orçamento da instituição.

    Os líderes acolheram também, com grande satisfação, a vontade de adesão a Comissão do Golfo da Guiné dos países da África do Oeste, designadamente o Ghana, a Côte d’Ivoire e a Libéria.

    Finalmente os chefes de Estado e de governo exprimiram sinceros reconhecimentos ao chefe de Estado anfitrião, Teodoro Obiang Nguema, actualmente presidente da CGG, pelo acolhimento desta III Cimeira ordinária dos chefes de estado e de governo da Comissão do Golfo da Guiné.

    A consolidação da paz e segurança nesta região é um dos objectivos dos líderes da Comissão do Golfo da Guine, almejando promover a cooperação e não agressão entre os Estados, a defesa comum e coexistência pacífica.

    Uma das questões que também preocupa os líderes da comissão do Golfo da Guine se prende com a insegurança marítima, resultante da pirataria, roubo à mão armada e outros actos ilícitos praticados no mar.

    A comissão do Golfo da Guiné, estabelecida em 1999, é integrada por Angola, Congo Democrático, República do Congo, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Gabão, Camarões, e Guiné Equatorial. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TPI emite mandados de prisão contra comandante do Estado-Maior e ex-ministro russo

    O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou nesta terça-feira (25) que emitiu mandados de detenção contra o comandante do Estado-Maior...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema