Final antecipada, eis como pode caracterizar-se a partida de hoje, às 18h00, entre Recreativo do Libolo e Petro de Luanda, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, pontuável para a primeira-mão dos quartos-de-final da 27ª edição da Taça de Angola em basquetebol seniores masculinos.
Petro de Luanda, nas vestes de campeão nacional, e Libolo, na qualidade de vice-campeão e detentor da Taça de Angola, defrontam-se, ainda que lhes reste mais um jogo, sexta-feira, com o mesmo objectivo: vencer e encurtar o trilho para chegar às meias-finais, nas quais podem ter como adversário o 1º de Agosto ou o Universidade Lusíada.
Com resultados muito equilibrados nas sete partidas disputadas entre si esta época, sendo a última referente à segunda volta da fase regular do Campeonato Nacional, com triunfo do Petro por 79-69, o duelo desta noite promete, à semelhança dos demais, um despique competitivo invulgar.
Hoje, para a mesma prova, defrontam-se Interclube e ASA, também às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro. Este jogo é de prognóstico e desfecho imprevisível.
Sexta-feira, no encerramento da fase regular do BAI-Basket, os polícias tecnicamente orientados por José Carlos Guimarães vergaram dificilmente os aviadores, por 68-66. Pelo desfecho se pode aferir o difícil que será esta eliminatória.
Tarefa facilitada tem o 1º de Agosto. Os militares jogam no seu campo, o CODENM, à mesma hora, ante a acessível formação da Universidade Lusíada.
Em Cabinda, à mesma hora, o Sporting local recebe o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN). Este jogo, entre dois conjuntos mais ou menos equiparados, com maior favoritismo para os sportinguistas, também é de difícil antevisão e desenlace imprevisível.
As meias-finais da Taça, disputadas a duas mãos, são jogadas nos dias 10 e 13 do corrente. O vencedor da eliminatória A, cujos intervenientes são Inter e ASA, defrontam o da C, constituída por Sporting de Cabinda – CDUAN. Quem triunfar na eliminatória B, onde jogam 1º de Agosto e Lusíada, aguarda pelo vitorioso da D, entre Libolo e Petro.
Com este emparceiramento, as meias-finais da Taça de Angola voltam a ter cariz de final, sendo que esta pode ser disputada por apenas um dos quatro candidatos à conquista do Campeonato Nacional. A final está agendada para dia 17, primeira-mão, e 20, a segunda.